quarta-feira, 3 de maio de 2017

Roteiro e Dicas: RIO DE JANEIRO

Passei o Carnaval no Rio de Janeiro esse ano e, como ainda estou desempregada e o apartamento que alugamos era para uma semana (do dia 25/02 ao dia 05/03), decidi que ia, além de pular Carnaval, claro, fazer uns passeios turísticos pela cidade.
Vista do Mirante Dona Marta
Eu já havia visitado o Rio antes, então deixei alguns pontos turísticos de lado, adicionei alguns que não tinha visitado ainda e também outros que tive vontade de voltar e atualizar as fotos...
Por morar em São Paulo, cabe dizer que uma viagem para o Rio de Janeiro é algo super simples e não tão caro a se fazer. As passagens são baratas, o voo dura menos de uma hora e tudo é muito parecido entre as duas cidades.
O que eu optei foi por: pular Carnaval uns 4 dias e pegar outros 3 para dar uma passeada pela cidade. Então esse roteiro será de 3 dias e não terá todos os principais pontos turísticos famosos da cidade, mas quase todos. 
Outra coisa que me poupou tempo foi o fato de eu estar hospedada próxima de dois pontos que estavam na minha lista de desejos: a Escadaria Selarón e o Aqueduto Carioca (Arcos da Lapa).
Bom, eu uni as coisas que realmente fiz com as que eu faria se fosse a minha primeira vez na cidade e espero que vocês gostem e que o post motive-os a visitar a cidade maravilhosa.

Aquele orgulho de todo brasileiro...
PRIMEIRO DIA (quarta-feira, de cinzas):
Esse foi o dia que optei por visitar o Cristo Redentor de novo e renovar as minhas fotos com Ele. Li em vários sites e blogs com dicas sobre o Rio de Janeiro que o melhor horário para se visitar o Corcovado é O MAIS CEDO POSSÍVEL, e faz todo sentido, por isso segui essas instruções. Pareceu exagero de início, mas depois me dei conta que se deixasse para ir em outro horário, perderia o dia inteiro em um passeio só, o que não era a intenção. Isso sem contar que logo cedo ele estaria mais vazio e a temperatura seria mais baixa do que mais tarde.
Então fica aqui a dica, acorde bem cedinho, vá de ônibus, metrô ou táxi até o Cosme Velho (Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho, Rio de Janeiro) e lá, pegue o PRIMEIRO trem para o Cristo, o que é cedo, porque ele abre às 8:00.
O Largo do Boticário
Ali mesmo você compra o seu ticket para a van que te levará até a entrada do Corcovado. A entrada é praticamente uma loja gigante de souvenires e ali encontra-se a bilheteria para o Cristo.
Comprando o ingresso, basta seguir as placas e instruções dos funcionários, que é, basicamente, pegar um elevador e algumas escadas rolantes que em minutos você estará lá no topo admirando uma vista incrível...
Também lá na parte alta, você poderá encontrar uma pequena loja de souvenires (muito mais baratos e simples que os da bilheteria) e uma lanchonete. Mas já vou deixar a minha dica aqui, não compre nada em nenhuma dessas duas lojinhas porque lá naquele lugarzinho onde você pegou a van existem diversas lojinhas super bacanas, mais baratas e com muito mais variedade de produtos.
O Cristo a partir do Mirante Dona Marta
Próximo a bilheteria das vans para o Corcovado encontra-se um local chamado Largo do Boticário, que tinha lido em alguns sites e blogs que era um cantinho super charmoso e especial ali da região, mas não achei tudo isso...
Ao sair do Corcovado, peguei um Uber até o Mirante Dona Marta dar uma checada na vista lá de cima, e valeu SUPER a pena. Já tinha lido posts de outras pessoas comentando sobre esse mirante e não deixou a desejar… Isso sem contar que tem como tirar uma foto diferentona com o Cristo.
Almocei ao lado do local onde pegamos a van para o Cristo, num restaurante/boteco chamado Churrascão do PC e tá aí outra coisa que valeu super a pena. O restaurante era bem simples mas muito charmoso, a comida era super saborosa e o custo benefício nem se fala...
Ahh... o Jardim Botânico do Rio
De lá fui ao Jardim Botânico, um lugar do Rio que eu não conhecia. Fui de Uber até lá e olha, valeu o investimento (não foi caro, não quis dizer isso, foi só porque eu não consigo imaginar chegar lá de outra maneira naquele calor infernal)...
Sobre o Jardim Botânico, o que dizer? Eu achei incrível, incrível DEMAIS. Um museu a céu aberto, um cuidado, uma beleza... Por todos os lados pode-se ver e reconhecer um pouco da história do Brasil e acho isso de um valor impressionante.
E daí, como eu já estava ali perto, passei o final da tarde na beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, assistindo à um belo por-do-sol na companhia de uma gelada.

SEGUNDO DIA (quinta-feira):
O segundo dia começou na praia porque eu não sou obrigada a nada. Confesso que não fui muito cedo pois preferi dormir um pouco mais, mas ainda assim deu para curtir bastante.
Fui a praia de Ipanema e ali fiquei até que a fome se tornasse insuportável, então almocei. Infelizmente não anotei o lugar onde comi, mas era um kilo super delícia que achamos por ali. Não comi nada de extravagante nessa viagem, economizando ao máximo.
Lagoa Rodrigo de Freitas
E depois do almoço, que tal uma visita ao Museu do Amanhã e/ou ao Aquário do Rio de Janeiro? Eu não quis ir ao aquário por algumas razões: já fui pra SeaWorld, aquário de Chicago, Seattle, Pacífico, Monterey... e porque o do Rio, ainda por cima, é muito caro...
Já o Museu do Amanhã tem o preço honesto e um acervo bacaninha e diferente do que geralmente vimos em museus. A única coisa é que ainda está bem difícil essa logística dos ingressos, então eu sugiro que você compre o seu com antecedência através do site, além de te poupar fila e viagem perdida, o ingresso tem horário marcado.

Aqueduto Carioca
TERCEIRO DIA (sexta-feira):
Como comentei no início da postagem, o Rio de Janeiro não era uma cidade nova na minha vida, e deixei de fazer algumas coisas mais clichês porque não achei que valiam a pena. Mas, caso seja a sua primeira vez na cidade maravilhosa, acorde bem cedinho no seu terceiro dia e vá direto visitar o Pão de Açúcar.
Eu passei o meu terceiro dia todinho na praia de Copacabana. Confesso não gostar muito da praia em si, acho meio muvucada, mas estava com uma amiga que fazia questão de conhecer o famoso calçadão de Copacabana, então fomos para lá.
Ao sair do Pão de Açúcar você pode ir direto conhecer Copacabana também, é relativamente perto e, honestamente, não dá para ir ao Rio de Janeiro e não conhecer a tão famosa praia de Copacabana.
Escadaria Selarón
Achei o transporte público do Rio bem bom. Além de ter ar condicionado EM TUDO, as linhas de metrô vão para todos os pontos turísticos. E, por essa razão, indico que vocês peguem um metrô ali mesmo em Copacabana e vão direto para a Lapa, onde poderão conhecer e tirar fotos em 3 lugares muito importantes e famosos para a cidade: a Escadaria Selarón, a Catedral Metropolitana e o Aqueduto Carioca (Arcos da Lapa).
Também não muito longe, encontra-se o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro que, para quem gosta do assunto ou de museus, deve valer super a pena. Confesso que quis ir, mas acabou não rolando, então não sei opinar sobre o museu.
E bom, estando por ali, que tal aproveitar o final da tarde e começo da noite no bairro mais boêmio do Rio de Janeiro, a Lapa. Onde não faltarão opções de bares e botecos com músicas, drinks e aperitivos da melhor qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário