domingo, 28 de maio de 2017

Como faço para tirar meu passaporte?

Recentemente, enquanto preenchia as coisinhas para tirar um visto americano, vi que meu passaporte estava prestes a vencer e acabei tento que tirar um novo. Por essa razão eu decidi que viria aqui compartilhar o passo a passo de como tirar o passaporte, até porque é preciso ter um quando se vai aplicar para o programa de Au Pair.

A primeira coisa que você precisa fazer é ir até o site da Polícia Federal e checar a documentação necessária para se tirar um passaporte. Esses que, no caso, são:
1. Documento de Identidade, que pode ser o RG ou a CNH;
2. Título de Eleitor e último comprovante de votação ou justificativa;
3. Caso homem, documento de quitação do serviço militar;
4. Caso naturalizado, certificado de naturalização;
5. Certificado de pagamento da GRU, que vou explicar o que é já já;
6. Caso tenha, seu passaporte anterior válido;
7. E CPF.
Checar se todos os documentos estão corretos, válidos e por perto é uma parte bem importante do processo, já que, além de usar a maioria deles no preenchimento da solicitação de passaporte, já vai te facilitar deixa-los juntos em uma pastinha até o dia do agendamento. 
Sem mais delongas, vamos aos 5 principais passos a serem seguidos para se tirar um passaporte brasileiro:

PASSO 1: PREENCHIMENTO DA SOLICITAÇÃO
O primeiro passo é preencher a solicitação de um novo passaporte, e isso pode ser feito através desse link aqui. Preencha todos os seus dados com calma e atenção para que não haja nenhum erro e, assim que finalizar esse processo, a sua GRU será gerada.

PASSO 2: PAGAMENTO DA GRU
A GRU é, nada mais e nada menos do que, um boleto bancário onde você pagará a taxa cobrada para se tirar um passaporte, que é de R$257,25.
O pagamento é feito em agência bancária assim como qualquer outro tipo de pagamento de boleto.

PASSO 3: AGENDAMENTO
Após ter pago a GRU, o site da Polícia Federal vai "te liberar" para o agendamento, e daí é só buscar, dentro da lista de opções, qual a localização, data e horário que ficam melhor para você e agendar.

PASSO 4: SE PREPARAR PARA A FOTINHO!
Chegou a data que você escolheu para o agendamento? Os documento estão reunidos em um pasta? Então bora lá tirar essa budega. Não exagere na maquiagem, mas não deixe de se arrumar, afinal, você terá que ver a foto do seu passaporte pelos próximos 10 anos.
No dia, busque chegar até mesmo antes do horário para não haver problemas, pegue a fila da cabine onde checam se você está com a documentação e espere ser chamada.
Ao ser chamada, a atendente pedirá que você confirme os seus dados, que tire suas digitais e tire a foto do passaporte, e tudo isso não leva nem 5 minutos.

PASSO 5: ESPERAR E BUSCAR...
10 dias úteis é o tempo que leva para o seu passaporte ficar pronto, normalmente. Quando a data de recolhimento chegar, basta ir até o mesmo local onde você tirou a fotinho, levar o seu RG ou a CNH e pronto, passaporte em mãos!

Eu, particularmente, acho SUPER simples e rápido o processo de solicitação do passaporte brasileiro e não tive problema em nenhuma das duas vezes que tirei. 
A única coisa que pode atrasar o processo são as datas escassas na hora do agendamento e para isso eu venho com uma DICA AMIGA:
Mesmo que você tenha escolhido uma data X para seu agendamento, nada te impede de reagendar e cabe informa-los que, datas são reabertas diariamente, ou seja, pessoas desistem e reagendam sempre, o que abrem janelas para que você possa agendar o seu para uma data mais próxima, talvez.
Então, mesmo que você tenha uma data, não custa nada tentar todo dia entrar lá no site e ver se não abriu alguma outra data anterior a sua, né? A não ser que você não tenha pressa e não se incomode em esperar semanas e/ou meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário