quinta-feira, 7 de maio de 2015

Sobre como é morar no SUL da Califórnia

Primeiro de tudo vamos definir aqui o que é, realmente, o SUL DA CALIFÓRNIA. Já que a Califórnia e gigantesca e eu só tive ideia do quanto depois que cheguei aqui...
O Sul começa em San Luis Obispo e vai até San Diego, que é a praticamente a fronteira com o México. Entre uma coisa e outra, encontra-se Orange County (veja no mapinha ao lado), que é onde essa que vos fala mora atualmente. Lembram daquele seriado The OC: O estranho no paraíso? Então, se passava aqui... OC = Orange County. Outros dois seriados que passaram aqui foram Laguna Beach e The Hills. Assistam eles, eu assisti os três e ADORO!
Outra coisa que é preciso ressaltar são as diferenças gritantes entre as cidades/regiões do Norte com as daqui. Parecem dois estados diferentes, para quem mora em um o outro é absurdamente diferente.
Por falar em diferença, aqui no Sul as cidades são muito diferentes entre elas também. Los Angeles, por exemplo, é uma selva de pedras, parecidíssima com São Paulo. Mas vindo mais para o sul sentido Orange County tudo já fica bem diferente.
Palm Springs
Aqui tem deserto, e o deserto é maravilhoso. A realidade é que todo o sul da Califórnia tem o clima desértico, mas o ser humano impõe uma verdade de que deve haver vegetação pra ficar bonito e então poucas pessoas sabem disso. Mas sim, de Los Angeles a San Diego, é tudo um grande deserto mascarado.

Sobre deserto, vou falar um tiquinho sobre Palm Springs. Ainda não tive a oportunidade de passear por lá, até tinha planos, mas no verão é um inferno, então adiei. Mas quando fui pra Phenix de carro passei por lá e cara, como a paisagem desértica é linda, vale muito a pena. Sei que lá é um lugar "fancy" sabem? Tem que ir com a intenção de relaxar, comer bem, passear e também fazer compras, pois lá tem uma Outlet enorme!
Joshua National Park
Ainda falando de paisagem desértica e do quão linda ela é capaz de ser, bem pertinho da cidade de Palm Springs tem um parque chamado Joshua National Park, onde se é possível fazer hiking e acampar próximo a uma natureza única e deslumbrante. Também não fui ainda, pelo mesmo motivo de Palm Springs, mas tá na programação agora que o inverno tá chegando...
San Diego

Agora vamos falar da minha queridinha, que pra quem ainda não sabe, é San Diego. Eu amo San Diego por vários motivos, mas principalmente pelo clima de lá, e não to falando do clima tipo calor e frio, mas do geral, humor das pessoas, cores, paisagens, tudo numa maneira geral.
San Diego é capaz de acolher, em um só lugar, prédios enormes e modernos, parques e muito verde, praias paradisíacas e ainda uma grande diversidade cultural e de pontos turísticos. A cultura mexicana é bem forte por lá e isso dá a cidade um ar mais especial ainda.
Orange County
Subindo de San Diego para o norte, em sentido Los Angeles, passa-se por Orange County, que é onde eu moro. Orange County, também conhecido como OC, é (obviamente) um condado composto por 34 cidades. É um lugar um tanto quanto caro para se viver e o transporte público não existe praticamente. As praias são maravilhosas, minhas favoritas são Laguna Beach e San Clemente. A região costeira é mais badalada e as cidades mais afastadas são mais familiares e possuem as grandes empresas e universidade. Orange County é tão grande e importante que possui seu próprio aeroporto, e para quem não sabe, é onde localiza-se a Disneylândia.
Seguindo ao norte encontra-se Los Angeles, mas vou falar de lá por último. Entre Orange County e Palm Springs encontra-se outro paraíso escondido daqui do Sul da Califórnia, o Big Bear Lake.
Big Bear Lake

Estou planejando ir mês que vem, no inverno, mas dizem que mesmo fora do período de neve é incrível. É basicamente uma cidadezinha com um lago e umas montanhas, sendo que uma delas se torna uma pista de Ski todo ano no inverno. 
O Big Bear fica apenas duas horas de Orange County e chego a desacreditar que possa ser frio nesse nível lá, tipo, muito frio. E isso é possível por conta da altitude do lugar. Mas já pensou que incrível isso? Você está na praia, em uma hora chega em cidade grande, em duas tá na neve ou no deserto. Incrível.
Los Angeles
Tá, agora vamos para Los Angeles, queridinha de muitos e odiada por muito outros. Eu sou uma das que não gosto muito, me decepcionei após criar grandes expectativas. Amo Venice e Santa Mônica, adoro o clima de cidade grande de Los Angeles, mas não é NADA glamurosa. Não vou criticar e nem falar os motivos pelos quais eu não gosto, porque mesmo com as coisinhas ruins tem MUITO o que se explorar por lá, muito o que fazer e obviamente não se deve "pular" LA quando se for viajar pela Califórnia.

Tá aí, um pouquinho do lugar onde eu moro. Eu acho que a parte mais incrível de se morar aqui é essa diversidade de climas e paisagens. Os dois únicos "problemas" são os preços das coisas, morar aqui é relativamente muito caro, comparando a outros lugares pelos EUA chega a ser chocante, e também o trânsito, são duas metrópoles e entre elas um condado bem lotadinho de gente, então o trânsito daqui é caótico.
No geral eu gosto muito daqui, e me sinto sortuda por estar morando nessa área. Poucos tem a oportunidade de estar tão perto de tantas cidades e pontos turísticos dessa maneira. Inclusive do Hawaii, que é relativamente próximo daqui em comparação aos outros estados e regiões. Devo 90% das viagens que fiz ao lugar que eu moro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário