quarta-feira, 27 de maio de 2015

Roteiro e Dicas: SAN FRANCISCO

Eita lugarzinho mais fofo esse tal de San Francisco viu? Uma gracinha. Vão no verão para terem uma vista mais e mais incrível da Golden Gate Bridge e essa foi a única coisa que não saiu 100% como eu esperava. Não era inverno mais, já estava na primavera, mas o vento era bem geladinho e eu diria que estava frio, então digo mais uma vez, vá no verão se for possível.


Passei três dias em San Francisco, sábado, domingo e uma segunda-feira de feriado. Achei que fosse um lugar que merecia mais do que apenas um final de semana e a minha conclusão sobre isso foi: dá para fazer em um final de semana mas dá pra fazer com mais calma com três dias, tudo depende da organização e de onde você está vindo (que horas chegará e que horas partirá de volta).

PRIMEIRO DIA (SÁBADO):
Fui de avião para San Francisco por questão de custo e benefício. Por mais que eu more na Califórnia, o estado é extremamente grande e sim, dá pra ir de carro, mas me faria gastar muito mais tempo e até dinheiro, já que as passagens são relativamente bem baratas.
Cheguei por volta de umas 10 da manhã lá e fui do aeroporto para para o Civic Center e City Hall de metrô e foi super tranquilo e rápido, coisa de 40 minutos (isso é rápido sim viu? de carro seriam uns 25 minutos, o aeroporto é meio afastado). Lá eu me encontrei com a minha amiga Jana que chegou por outro aeroporto e isso vale uma dica: você poderá chegar em San Francisco pelo próprio aeroporto da cidade ou pelo aeroporto de Oakland, que é uma das cidades vizinhas, ambos possuem a mesma distância dos pontos turísticos da cidade, então vá atrás da passagem mais barata.
Após turistar por lá fomos a pé em direção a Alamo Square, que para quem não sabe é uma praça enorme e linda que fica do outro lado da rua das Painted Ladies, que são as 6 casinhas fofinhas que sobreviveram as demolições que houveram durante a primeira e segunda guerras mundiais.
Seguimos então e ainda a pé em direção ao Golden Gate Park, com uma importante parada para almoçar. O almoço ficou por conta da padaria Boudin, que foi uma indicação e que realmente é uma delícia.
Lá no Golden Gate Park nós só andamos do início dele até a metade, e foi bem superficial MESMO. Por questão de tempo e cansaço. O parque é lindo e ENORME, coberto de museus e jardins, acontecem festivais por lá e sempre tem algo interessante para fazer. Para moradores e intercambistas é um presente ter aquele parque.
De lá seguimos para o hostel, dessa vez fomos de ônibus, e foi tudo perfeitamente bem. Essa primeira noite foi light (aliás, todas foram), tomamos banho e saímos pelo bairro do hostel (que por sinal é muito bem localizado), jantamos em um restaurante italiano que agora eu não me lembro o nome e visitamos a fábrica de chocolate Ghirardelli (obs.: provem o sundae de lá). Voltamos para o hostel e logo fomos dormir porque teríamos que começar o dia seguinte bem cedinho.


SEGUNDO DIA (DOMINGO):
Acordamos bem cedo, tomamos café da manhã no hostel (é incluso) e fomos em direção ao Píer 33, com uma parada MUITO IMPORTANTE na locadora de bicicletas. Ou seja, fizemos esse percurso de bike.
O Píer 33 é o local onde saem os tours para Alcatraz que, para quem não sabe, é uma prisão de segurança máxima desativada que se localiza em uma ilha próxima a San Francisco. E aí vem a pergunta: mas porque carambas você foi fazer um tour na prisão? E daí eu confesso que isso era um sonho. E caso você queira saber mais sobre a prisão, existe um seriado chamado Alcatraz (óbvio) que foi um dos maiores motivos de querer visitá-la. E a minha conclusão sobre o tour é: NÃO PODIA TER SIDO MAIS INCRÍVEL! Sério, muito bem feito e interessante, ADOREI. E claro, indico...
Ao final do tour, voltamos até o Píer 33 e demos início a nossa aventura sobre duas rodas. É muito famoso fazer esse passeio de bike por SF e você verá muito mais bicicletas do que carros, tem até trânsito e lotação de estacionamentos.
Cada um faz o seu próprio tour de acordo com o tempo e os interesses o nosso teve as seguintes paradas:
Píer 1 até o 5: que é um enorme e lindo prédio branco com uma torre (com um relógio no topo) onde você terá a soma do Porto de San Francisco com o Terminal Ferroviário e um mercadão municipal, quase uma Estação da Luz, só que não.
Píer 39: que é, sem qualquer sombra de dúvidas, o melhor píer de todos. LINDO, enorme, cheio de lojas, restaurantes e atrações. Passamos um bom tempo lá e não me arrependo, que lugar mais lindo. E estando lá não se esqueça de duas coisas: dar uma pequena olhadinha nos leões marinhos que ficam dando um relaxada por lá e provar a famosa Sourdough Soup que é uma sopinha servida dentro de um pão, delícia. E claro que foi ali que almoçamos (a sopa).
Golden Gate Bridge: essa pedalada durou bastante tempo, mas assim, bastante mesmo. Estava frio e ventando muito forte, e isso dificultou mais ainda, nem chegamos a subir na ponte, de tão cansada que estávamos, sério. As pessoas geralmente atravessam a ponte pedalando e eu as admiro DEMAIS por isso. Tudo bem que nenhuma delas começa o roteiro pelo Píer 1 como nós fizemos, mas ainda assim é admirável. Talvez em outras condições climáticas fosse mais fácil.
E aí eu venho com essa dica, caso vocês tenham tempo, se organizem para atravessar a ponte pedalando e almoçar/jantar em Sausalito, que é a cidadezinha que fica do outro lado da ponte, e na volta eles oferecem barcas para que você não tenha que pedalar all the way back. Ou seja, caso você não tenha interesse em visitar Alcatraz (o que eu jamais entenderei), tente fazer isso.
Depois voltamos em direção a locadora de bicicletas, devolvemos-as e voltamos para o hostel. E como estávamos MORTAS, ficamos por lá mesmo... Banho, janta e cama.



TERCEIRO E ÚLTIMO DIA (SEGUNDA-FEIRA):
Não acordamos tão cedo quanto no dia anterior, mas também não tarde. Tenho pra mim que quando se está viajando tem que se aproveitar CADA segundo possível. Tomamos o nosso café e seguimos em direção a Lombard Street, fizemos esse percurso usando o Cable Car, que é um meio de transporte característico de SF. A Lombard Street, para quem não saiba, é a rua mais torta do mundo, e mais fofa também...
De lá seguimos em direção a Chinatown, que é uma gracinha e uma das mais famosas, antigas e talvez também uma das maiores do mundo. Chinatown foi só mais um "obstáculo" entre a Lombard Street e a Union Square, que era a nossa última parada. Ou seja, se você estiver pensando em ir nesses dois lugares, faça seu roteiro passando pela Chinatown também.
Union Square é uma praça (ah vá) enorme e rodeada por prédios e muitas pessoas. Lá se encontra uma Macys gigantesca que possui, nada mais e nada menos, do que uma Cheescake Factory na cobertura. Já estávamos para ir embora e então almoçamos em um shopping que tinha um restaurante brasileiro (muito ruim e por isso eu não vou nem indicar), de lá partimos para o aeroporto e a nossa aventura por San Francisco chegou ao fim.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Passagens: viajei pela Southwest Airlines e gastei $213 com passagem de avião, ida e volta.

Tour de Alcatraz: o ticket para o tour foi $38.

Hostel: me hospedei no HI San Francisco Fisherman's Wharf e gastei uma média de $70 para as duas e com café da manhã incluso.

Aluguel de bicicleta: alugamos a bicicleta em uma empresa chamada Blazing Saddles pois eles tinham sociedade com o hostel e desconto para hóspedes, pagamos $16 pelo aluguel do dia inteiro.

Alimentação, transporte e souvenires: confesso que não tenho o valor exato, mas deve ter sido uma média de $100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário