domingo, 28 de maio de 2017

Como faço para tirar meu passaporte?

Recentemente, enquanto preenchia as coisinhas para tirar um visto americano, vi que meu passaporte estava prestes a vencer e acabei tento que tirar um novo. Por essa razão eu decidi que viria aqui compartilhar o passo a passo de como tirar o passaporte, até porque é preciso ter um quando se vai aplicar para o programa de Au Pair.

A primeira coisa que você precisa fazer é ir até o site da Polícia Federal e checar a documentação necessária para se tirar um passaporte. Esses que, no caso, são:
1. Documento de Identidade, que pode ser o RG ou a CNH;
2. Título de Eleitor e último comprovante de votação ou justificativa;
3. Caso homem, documento de quitação do serviço militar;
4. Caso naturalizado, certificado de naturalização;
5. Certificado de pagamento da GRU, que vou explicar o que é já já;
6. Caso tenha, seu passaporte anterior válido;
7. E CPF.
Checar se todos os documentos estão corretos, válidos e por perto é uma parte bem importante do processo, já que, além de usar a maioria deles no preenchimento da solicitação de passaporte, já vai te facilitar deixa-los juntos em uma pastinha até o dia do agendamento. 
Sem mais delongas, vamos aos 5 principais passos a serem seguidos para se tirar um passaporte brasileiro:

PASSO 1: PREENCHIMENTO DA SOLICITAÇÃO
O primeiro passo é preencher a solicitação de um novo passaporte, e isso pode ser feito através desse link aqui. Preencha todos os seus dados com calma e atenção para que não haja nenhum erro e, assim que finalizar esse processo, a sua GRU será gerada.

PASSO 2: PAGAMENTO DA GRU
A GRU é, nada mais e nada menos do que, um boleto bancário onde você pagará a taxa cobrada para se tirar um passaporte, que é de R$257,25.
O pagamento é feito em agência bancária assim como qualquer outro tipo de pagamento de boleto.

PASSO 3: AGENDAMENTO
Após ter pago a GRU, o site da Polícia Federal vai "te liberar" para o agendamento, e daí é só buscar, dentro da lista de opções, qual a localização, data e horário que ficam melhor para você e agendar.

PASSO 4: SE PREPARAR PARA A FOTINHO!
Chegou a data que você escolheu para o agendamento? Os documento estão reunidos em um pasta? Então bora lá tirar essa budega. Não exagere na maquiagem, mas não deixe de se arrumar, afinal, você terá que ver a foto do seu passaporte pelos próximos 10 anos.
No dia, busque chegar até mesmo antes do horário para não haver problemas, pegue a fila da cabine onde checam se você está com a documentação e espere ser chamada.
Ao ser chamada, a atendente pedirá que você confirme os seus dados, que tire suas digitais e tire a foto do passaporte, e tudo isso não leva nem 5 minutos.

PASSO 5: ESPERAR E BUSCAR...
10 dias úteis é o tempo que leva para o seu passaporte ficar pronto, normalmente. Quando a data de recolhimento chegar, basta ir até o mesmo local onde você tirou a fotinho, levar o seu RG ou a CNH e pronto, passaporte em mãos!

Eu, particularmente, acho SUPER simples e rápido o processo de solicitação do passaporte brasileiro e não tive problema em nenhuma das duas vezes que tirei. 
A única coisa que pode atrasar o processo são as datas escassas na hora do agendamento e para isso eu venho com uma DICA AMIGA:
Mesmo que você tenha escolhido uma data X para seu agendamento, nada te impede de reagendar e cabe informa-los que, datas são reabertas diariamente, ou seja, pessoas desistem e reagendam sempre, o que abrem janelas para que você possa agendar o seu para uma data mais próxima, talvez.
Então, mesmo que você tenha uma data, não custa nada tentar todo dia entrar lá no site e ver se não abriu alguma outra data anterior a sua, né? A não ser que você não tenha pressa e não se incomode em esperar semanas e/ou meses.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

18 meses em 18 fotos!

Para quem não sabe, não lembra ou está chegando agora por aqui, eu passei 18 meses nos EUA como Au Pair, que é um tipo de intercâmbio cultural. Quando cheguei na metade do período, fiz um post com as minhas 9 fotos favoritas do intercâmbio, que se quiser confirmar é só clicar aqui. Só que as fotos que escolhi para o primeiro post eram de paisagens e, nesse aqui eu vou compartilhar as minhas favoritas MESMO, e vou falar a verdade viu? Foi bem difícil de escolher!
Além de muita saudade de estar lá criando memórias e momentos como os que essas fotos vão contar aqui para vocês, eu sinto muito orgulho do que vi e vivi por lá nesse período. Adoro relembrar e compartilhar, e espero MUITO que vocês gostem das 18 fotos que eu escolhi compartilhar.

Mês 1: A primeira foto que tirei em solo americano, em New York.
Eu não poderia escolher outra né? Meu primeiro dia nos Estados Unidos, ainda no treinamento e em janeiro, ou seja, no ápice do inverno e passando um frio que nunca vi.

Mês 2: O urso panda do ZOO de San Diego.
Escolhi essa foto por várias razões, entre elas o fato de essa ter sido a minha primeira viagem e por San Diego ser o meu lugar favorito no mundo. Isso sem contar o fato de eu estar realizando um grande sonho de conhecer o San Diego ZOO.

Mês 3: A primeira roadtrip a gente nunca esquece.
Conheci um novo estado, dirigi pela primeira vez e tive a minha primeira roadtrip da história. Destino? Phoenix, Arizona. Inesquecível!

Mês 4: O tal letreiro de Hollywood.
Confesso que foi difícil decidir a foto para esse mês, mas a minha primeira ida à Los Angeles e o dia em que tive meu primeiro contato com o letreiro de Hollywood venceu.

Mês 5: Ah... Seattle!
Foi um mês intenso em viagens, mas Seattle foi muito além das minhas expectativas e está entre as cidades que mais gostei de conhecer nos Estados Unidos, então a escolha é certa!

Mês 6: Windy City <3
E então eu conheci Chicago no ápice do verão e fiquei encantada com essa cidade. Uma mistura de moderno com histórico difícil de descrever, e ainda de quebra tem o feio do Lago Michigan que encanta mais ainda o todo.

Mês 7: O nascer do sol mais lindo do mundo!
Eu tirei férias, fui para o Hawaii, realizei os sonhos de pular de paraquedas e nadar com golfinhos, mas a foto que eu escolhi foi a que tirei no topo do vulcão Haleakala enquanto assisti o nascer do sol mais incrível da minha vida.

Mês 8: Eu vi meus dois maiores ídolos mas não tenho foto com eles!
E é basicamente isso o que tenho para dizer sobre esse mês, porque nenhuma outra foto contaria tão bem uma das noites mais incríveis e inacreditáveis que tive na vida.

Mês 9: Eu, eu mesma, e a minha mãe!
Também foi um mês de realização de sonhos, difícil. Como escolher entre conhecer a Minnie, ir para Vegas comemorar meu aniversário e conhecer o Grand Canyon? Já sei, escolha o fato de a sua mãe ter vindo te visitar, porque o abraço dela não tem preço.

Mês 10: Dessa vez eu consegui tirar uma foto com a Golden Gate Bridge.
Já que da primeira vez que visitei San Francisco ela decidiu se esconder atrás das nuvens, na segunda eu aproveitei para caprichar na selfie!

Mês 11: Você quer brincar na neve?
Eu quis, e a minha primeira experiência com a neve foi em um dos lugares mais lindos que eu conheci, no Yosemite National Park.

Mês 12: Uma estranha no paraíso!
Morando em OC e viajado para todo o canto, tinham momentos em que eu decidia passar o final de semana com as meninas curtindo aquele paraíso que chamávamos de casa, Orange County.

Mês 13: Fui conhecer o presidente, e você?
E DC só não ganhou meu coração por completo porque o frio era cortante, mas que o lugar é incrivelmente lindo e encantador, para mim, é sim!

Mês 14: O bom filho a casa torna!
E essa é a minha história de muito amor por tudo relacionado à Disney, e morando AO LADO da Disneyland eu posso dizer que usei e abusei disso.

Mês 15: É tanto sonho que nem sei...
E eu realizei o maior deles dentro do tema viagens, Walt Disney World Resort e Universal Studios Orlando, e quer saber o que mais? Do ladinho da minha irmã!

Mês 16: Maior calor da vida!
Durante a minha última roadtrip longa, visitei dois parques nacionais e o Death Valley foi um deles. Apesar do calor desértico inexplicável, cada suor valeu MUITO!

Mês 17: Welcome back to New York!
Porque sim, tirar essa foto no Central Park foi muito muito especial, e ter esses três dias para passear por New York City valeram muito e marcaram meu mês!

Mês 18: Voltei ao letreiro para me despedir...
E por mais que Los Angeles não seja o meu destino favorito, ter ido até o topo do letreiro de Hollywood foi a experiência que eu escolhi para finalizar a minha experiência como intercambista no sul da California.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

TAG: Como é viver... na Califórnia!

"OOOOOOOOOOI, TUDO BEM COM VOCÊS? EU ESPERO QUE SIM!"
E aí? Vocês sabem quem tem esse bordão? Ela mesma, Michelle Alves, do Cabide Colorido. E eu começo esse post com o bordão dela porque eu gravei uma TAG que ela criou e que achei SUPER bacana compartilhar com vocês.
A Michelle, para quem não conhece, também foi Au Pair nos EUA e compartilhou TODAS as suas aventuras por lá e também em outras viagens e no dia-a-dia através de seu blog e canal.
A TAG que ela criou chama-se COMO É VIVER NA/NO/EM... e nela você conta, a partir de 6 perguntas, como é o lugar onde você mora.
A perguntas são:
  • Onde você mora? Há quanto tempo?
  • O que você sabe sobre o lugar onde mora? (curiosidades história...)
  • O que mais gosta nesse lugar?
  • O que menos gosta nesse lugar?
  • Você indicaria sua cidade para alguém morar ou visitar?
  • O que você não pode deixar de fazer nessa cidade?

E vou compartilhar com vocês o vídeo que eu respondi sobre a California, mas não deixe de assistir o dela sobre o Colorado, porque é muito legal comparar os dois e ver como dois lugares podem ser tão diferentes mesmo estando num mesmo país e até relativamente próximos.

Espero que gostem, e que estejam gostando do canal também. Estou adorando essa ideia de compartilhar as coisas através de vídeos, me deixa mais próxima de vocês, não sei...




quinta-feira, 11 de maio de 2017

Virei Youtuber? Sério?

Sim, meu caros! Está lançado o meu mais novo canal no Youtube, e com isso aconteceram e continuarão a acontecer algumas mudanças aqui no blog, como a identidade visual, por exemplo.
Eu adoro dar dicas, e isso não é novidade. Então por que não da-las através de vídeos também?
O blog não será abandonado, acredito até que ficará mais agitado, uma vez que pretendo continuar compartilhando os meus posts como sempre fiz, mas também incluirei os vídeos e os posts do Youtube aqui.
O meu carinho por vocês e por esse blog são inexplicáveis. Eu sinto um prazer imenso em compartilhar com vocês tudo que vivo e vejo por aí, e saber que meus posts te inspiram e ajudam de alguma forma, é muito gratificante.
Estou expandindo meus horizontes mas quero e pretendo levar todos vocês comigo!
No canal eu compartilharei sobre as minhas viagens e dicas que eu tenha para se fazer uma viagem incrível, também falarei sobre o Au Pair e sobre a minha experiência como Au Pair, receitinhas, dicas e DIY estão nos planos. Já gravei e pretendo gravar ainda mais TAGs e com certeza vou adorar compartilhar o meu dia-a-dia ou alguma coisa interessante que eu esteja vivendo através de vlogs.
Em breve contarei uma novidade aqui para vocês que promete ser AMAZING. E criar o canal ANTES dessa novidade foi totalmente intencional, pois poderei compartilhar com vocês com mais detalhes e através de muitos vídeos TUDO sobre essa novidade.
Confira o canal! Se inscreva e acompanhe. Deixei dicas e comentários, peça vídeos e tenha certeza que responderei e atenderei a todos com MUITO carinho.



domingo, 7 de maio de 2017

Minha experiência como Au Pair nos EUA

Muitos de vocês já conhecem a minha história mas pode ser que você tenha chegado nesse post e não saiba nem o que é Au Pair, e foi contando com isso que gravei um vídeo contando como foi a minha experiência como Au Pair nos Estados Unidos.
Morei na California de janeiro de 2015 à julho de 2016 como Au Pair e foi uma das melhores coisas que me aconteceu na vida, isso se não foi a melhor, ainda estou refletindo sobre isso.
Em resumo, o que importa e o que eu quero dizer com esse vídeo é: SEJA AU PAIR TAMBÉM! Ainda que toda regra tenha um exceção, a minha experiência como Au Pair foi incrível, e seria muita hipocrisia não dizer que eu faria TUDO de novo. Então sim, eu indico muito! E caso você tenha interesse em ouvir o\um resumo da minha experiência, confira o vídeo!


quarta-feira, 3 de maio de 2017

Roteiro e Dicas: RIO DE JANEIRO

Passei o Carnaval no Rio de Janeiro esse ano e, como ainda estou desempregada e o apartamento que alugamos era para uma semana (do dia 25/02 ao dia 05/03), decidi que ia, além de pular Carnaval, claro, fazer uns passeios turísticos pela cidade.
Vista do Mirante Dona Marta
Eu já havia visitado o Rio antes, então deixei alguns pontos turísticos de lado, adicionei alguns que não tinha visitado ainda e também outros que tive vontade de voltar e atualizar as fotos...
Por morar em São Paulo, cabe dizer que uma viagem para o Rio de Janeiro é algo super simples e não tão caro a se fazer. As passagens são baratas, o voo dura menos de uma hora e tudo é muito parecido entre as duas cidades.
O que eu optei foi por: pular Carnaval uns 4 dias e pegar outros 3 para dar uma passeada pela cidade. Então esse roteiro será de 3 dias e não terá todos os principais pontos turísticos famosos da cidade, mas quase todos. 
Outra coisa que me poupou tempo foi o fato de eu estar hospedada próxima de dois pontos que estavam na minha lista de desejos: a Escadaria Selarón e o Aqueduto Carioca (Arcos da Lapa).
Bom, eu uni as coisas que realmente fiz com as que eu faria se fosse a minha primeira vez na cidade e espero que vocês gostem e que o post motive-os a visitar a cidade maravilhosa.

Aquele orgulho de todo brasileiro...
PRIMEIRO DIA (quarta-feira, de cinzas):
Esse foi o dia que optei por visitar o Cristo Redentor de novo e renovar as minhas fotos com Ele. Li em vários sites e blogs com dicas sobre o Rio de Janeiro que o melhor horário para se visitar o Corcovado é O MAIS CEDO POSSÍVEL, e faz todo sentido, por isso segui essas instruções. Pareceu exagero de início, mas depois me dei conta que se deixasse para ir em outro horário, perderia o dia inteiro em um passeio só, o que não era a intenção. Isso sem contar que logo cedo ele estaria mais vazio e a temperatura seria mais baixa do que mais tarde.
Então fica aqui a dica, acorde bem cedinho, vá de ônibus, metrô ou táxi até o Cosme Velho (Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho, Rio de Janeiro) e lá, pegue o PRIMEIRO trem para o Cristo, o que é cedo, porque ele abre às 8:00.
O Largo do Boticário
Ali mesmo você compra o seu ticket para a van que te levará até a entrada do Corcovado. A entrada é praticamente uma loja gigante de souvenires e ali encontra-se a bilheteria para o Cristo.
Comprando o ingresso, basta seguir as placas e instruções dos funcionários, que é, basicamente, pegar um elevador e algumas escadas rolantes que em minutos você estará lá no topo admirando uma vista incrível...
Também lá na parte alta, você poderá encontrar uma pequena loja de souvenires (muito mais baratos e simples que os da bilheteria) e uma lanchonete. Mas já vou deixar a minha dica aqui, não compre nada em nenhuma dessas duas lojinhas porque lá naquele lugarzinho onde você pegou a van existem diversas lojinhas super bacanas, mais baratas e com muito mais variedade de produtos.
O Cristo a partir do Mirante Dona Marta
Próximo a bilheteria das vans para o Corcovado encontra-se um local chamado Largo do Boticário, que tinha lido em alguns sites e blogs que era um cantinho super charmoso e especial ali da região, mas não achei tudo isso...
Ao sair do Corcovado, peguei um Uber até o Mirante Dona Marta dar uma checada na vista lá de cima, e valeu SUPER a pena. Já tinha lido posts de outras pessoas comentando sobre esse mirante e não deixou a desejar… Isso sem contar que tem como tirar uma foto diferentona com o Cristo.
Almocei ao lado do local onde pegamos a van para o Cristo, num restaurante/boteco chamado Churrascão do PC e tá aí outra coisa que valeu super a pena. O restaurante era bem simples mas muito charmoso, a comida era super saborosa e o custo benefício nem se fala...
Ahh... o Jardim Botânico do Rio
De lá fui ao Jardim Botânico, um lugar do Rio que eu não conhecia. Fui de Uber até lá e olha, valeu o investimento (não foi caro, não quis dizer isso, foi só porque eu não consigo imaginar chegar lá de outra maneira naquele calor infernal)...
Sobre o Jardim Botânico, o que dizer? Eu achei incrível, incrível DEMAIS. Um museu a céu aberto, um cuidado, uma beleza... Por todos os lados pode-se ver e reconhecer um pouco da história do Brasil e acho isso de um valor impressionante.
E daí, como eu já estava ali perto, passei o final da tarde na beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, assistindo à um belo por-do-sol na companhia de uma gelada.

SEGUNDO DIA (quinta-feira):
O segundo dia começou na praia porque eu não sou obrigada a nada. Confesso que não fui muito cedo pois preferi dormir um pouco mais, mas ainda assim deu para curtir bastante.
Fui a praia de Ipanema e ali fiquei até que a fome se tornasse insuportável, então almocei. Infelizmente não anotei o lugar onde comi, mas era um kilo super delícia que achamos por ali. Não comi nada de extravagante nessa viagem, economizando ao máximo.
Lagoa Rodrigo de Freitas
E depois do almoço, que tal uma visita ao Museu do Amanhã e/ou ao Aquário do Rio de Janeiro? Eu não quis ir ao aquário por algumas razões: já fui pra SeaWorld, aquário de Chicago, Seattle, Pacífico, Monterey... e porque o do Rio, ainda por cima, é muito caro...
Já o Museu do Amanhã tem o preço honesto e um acervo bacaninha e diferente do que geralmente vimos em museus. A única coisa é que ainda está bem difícil essa logística dos ingressos, então eu sugiro que você compre o seu com antecedência através do site, além de te poupar fila e viagem perdida, o ingresso tem horário marcado.

Aqueduto Carioca
TERCEIRO DIA (sexta-feira):
Como comentei no início da postagem, o Rio de Janeiro não era uma cidade nova na minha vida, e deixei de fazer algumas coisas mais clichês porque não achei que valiam a pena. Mas, caso seja a sua primeira vez na cidade maravilhosa, acorde bem cedinho no seu terceiro dia e vá direto visitar o Pão de Açúcar.
Eu passei o meu terceiro dia todinho na praia de Copacabana. Confesso não gostar muito da praia em si, acho meio muvucada, mas estava com uma amiga que fazia questão de conhecer o famoso calçadão de Copacabana, então fomos para lá.
Ao sair do Pão de Açúcar você pode ir direto conhecer Copacabana também, é relativamente perto e, honestamente, não dá para ir ao Rio de Janeiro e não conhecer a tão famosa praia de Copacabana.
Escadaria Selarón
Achei o transporte público do Rio bem bom. Além de ter ar condicionado EM TUDO, as linhas de metrô vão para todos os pontos turísticos. E, por essa razão, indico que vocês peguem um metrô ali mesmo em Copacabana e vão direto para a Lapa, onde poderão conhecer e tirar fotos em 3 lugares muito importantes e famosos para a cidade: a Escadaria Selarón, a Catedral Metropolitana e o Aqueduto Carioca (Arcos da Lapa).
Também não muito longe, encontra-se o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro que, para quem gosta do assunto ou de museus, deve valer super a pena. Confesso que quis ir, mas acabou não rolando, então não sei opinar sobre o museu.
E bom, estando por ali, que tal aproveitar o final da tarde e começo da noite no bairro mais boêmio do Rio de Janeiro, a Lapa. Onde não faltarão opções de bares e botecos com músicas, drinks e aperitivos da melhor qualidade.