quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Como organizar uma viagem

Esse é um post que muita gente pediu que eu fizesse ou até mesmo comentou algo como "nossa, mas como você consegue se organizar assim?". Vou separar em tópicos e não vou me aprofundar nos temas. Como assim? Simples, eu uso de muitos sites, métodos e aplicativos enquanto estou organizando a viagem, então nesse post eu apenas colocarei o geral, mais pra frente explico e mostro com detalhes como eu procuro passagens, hotéis, roteiros e tudo o mais. Existem aplicativos incríveis para tudo isso.

Primeiro passo: DECIDA O DESTINO
Parece simples mas não é. Primeiro de tudo você deve ter em mente os lugares que você quer, pretende e sonha conhecer. TEM QUE FILTRAR. Não adianta querer abraças o mundo com salário de Au Pair porque simplesmente NÃO ROLA.
Sei que nem todas as pessoas que estão lendo isso moram nos Estados Unidos ou pretendem viajar por ele, mas como é onde eu estou é o exemplo que eu vou usar. 
Depois de fazer essa lista, organize-a do lugar que você MAIS quer conhecer até o que você MENOS quer.
Um fator importantíssimo, e até óbvio, é: SE LIGA NAS FÉRIAS ESCOLARES. Primeiro que férias são férias no mundo inteiro e TUDO fica mais caro e lotado nessa época. Sério. Fujam! As passagens ficam com um preço absurdo, quatro vezes mais caras.
Fugiu das férias? Feito isso, vamos lá... CLIMA. Alguns lugares tem o inverno e o verão SUPER rigoroso e, a não ser que você queira torrar no sol ou congelar na neve, fique atento a isso. Então, se é inverno, fuja pra California, Hawaii, Caribe, Miami... Se for verão fuja de Las Vegas, Orlando, Sul da California e enfim, USE O VERÃO PARA CONHECER LUGARES QUE TEM O INVERNO RIGOROSO, ponto.
Minha dica, no final das contas, é que vocês nem usem verão e inverno para férias, Primavera e Outono são VIDA. Viagem nessas estações que será sucesso.

Segundo passo: DATA/QUANTO TEMPO
Se você está levando em considerações os conselhos que dei no primeiro passo, então a data já deve estar praticamente escolhida, não? 
Se forem suas férias, use os conselhos que dei acima somados ao que se encaixa melhor dentro do seu ano e para a sua hostfamily. Caso não sejam as suas férias, então vamos lá...
Uma coisa bem legal aqui nos Estados Unidos é o fato de se poder viajar durante os finais de semana e sim, praticamente todas as viagens que fiz foram em finais de semanas. Outra coisa bacana que pode ser pesquisada são os feriados. Algumas famílias dão o feriado off para Au Pair, a minha não tem essa cultura mas nós conversamos e chegamos a um acordo. Que acordo? Bom, quando é um feriado prolongado que cai numa segunda-feira eu peço para eles, uso o final de semana mais a segunda-feira e depois compenso esse dia extra que eles me deram trabalhando em um sábado ou domingo, ou até mesmo em horas extras para eles jantarem. TUDO dá para ser conversado!
O quanto tempo depende da quantidade de coisas que você quer ver/fazer e principalmente da distância desse lugar para a sua casa. Como assim? Cara, se você mora em New York, esquece usar um final de semana pra ir pra San Francisco, porque é longe, não vai ser uma passagem das mais baratas e ainda por cima vai sair super cansativo. Tem que se adequar.
Eu moro no sul da Califonia, entre Los Angeles e San Diego, então existem alguns lugares que dá para se conhecer em um final de semana, já que os voos/viagens são entre 1 a 4 horas de distância. Esses destinos são: Los Angeles, San Diego, San Francisco, Las Vegas, Phoenix, Portland, Seattle, Denver e mais alguns... Agora, caso você more na outra costa, vish, daí fica mais fácil ainda, já que os estados são bem menores e o transporte muito mais acessível.

Terceiro passo: MEIO DE TRANSPORTE
Trem, ônibus, metrô, carro, avião, helicóptero... Sei lá do que você vai, mas decida isso!
Custo e benefício são fatores que devem ser SUPER levados em consideração na hora de decidir o meio de transporte que você vai usar para as suas viagens. Por exemplo, logo que cheguei aqui achei que fosse super viável ir e voltar de carro para San Francisco, até que... Fui para Phoenix de carro e vi o quão absurdamente cansativo foi fazer isso. Outra coisa, se você está planejando ir sozinha ou em menos de 4 pessoas, não aluga carro não que vai acabar saindo caro sim!
Verifique se o destino tem transporte público, Google Maps é VIDA para isso. Vai lá e coloca a rota do aeroporto para o primeiro ponto turístico que você quer, ele dará distância, preço e ainda o nome do ônibus que você tem que pegar.
Como eu só conheci cidades grandes e famosas, a maioria das minhas viagens curtas e de final de semana eu fui de avião e lá usei transporte público. Los Angeles e San Diego quase sempre de carro porque são bem próximos e Hawaii alugamos carro porque estávamos em 4 e porque lá o transporte não era lá essas coisas, então a chave é: CUSTO E BENEFÍCIO.
Alguns aplicativos que uso para achar passagens de avião são: CheapAir, Expedia, KAYAK e Skyscanner. Em caso de roadtrips usem o Roadtrippers que ele calcula até o tempo e a quantidade de gás que você vai usar.

Quarto passo: ROTEIRO/ACOMODAÇÃO
Acredito que se você chegou até esse tópico você já tenha escolhido o lugar, a data e também já esteja com as passagens na mão e/ou carro alugado, né?
Primeiro vou explicar a razão de eu ter colocado a acomodação e o roteiro no mesmo tópico. Pode parecer sem sentido, mas não... E essa talvez seja a etapa mais importante ao se organizar uma viagem.
Exemplo: quando fui para San Francisco eu já tinha em mente quais pontos turísticos, lugares, praias e restaurantes que eu queria visitar. E, com base nisso, eu decidi por um hostel que ficasse de fácil acesso para esses lugares. Ou seja, a acomodação e o seu roteiro DEVEM ser decididos juntos.
SOBRE ROTEIRO: Existem alguns aplicativos que te ajudam a planejar um roteiro. Eu uso o Gogobot mas não vou focar nesse assunto de aplicativo porque mais pra frente farei um post só com dicas de aplicativo, tá? Outra coisa que ajuda é o Google, óbvio. Então vai lá nele e pesquisa "roteiro de 2 dias em San Francisco", "roteiro de 7 dias na California", "dicas de restaurantes em Chicago", "pontos turísticos de San Diego"... Enfim, fuça até se sentir satisfeito com a escolha dos lugares.
Depois disso você vai até o Google Maps e vê o que é perto do que, que meio de transporte você usa para ir lá e mescla as suas escolhas. Vou dar o exemplo de San Francisco de novo, teve um dia que fomos visitar Alcatraz, de lá fomos até o primeiro píer de bicicleta e voltamos tooooooooooooda a beira-mar até a Golden Gate parando nos pontos turísticos. No outro dia fomos para o outro lado, Lombard Street, Union Square e etc... E em cima disso você decida onde e o que vai comer. DICA: pesquise qual a comida típica do lugar e não deixe de provar desse tipo de cultura também...
SOBRE ACOMODAÇÃO: Primeiramente quero deixar o mais claro possível a minha paixão por hostels <3. Sempre tive experiências ótimas em todos que fiquei, para mim é o melhor custo e benefício que há. E a maioria tem café da manhã incluso e estacionamento, pelo menos aqui. As cidades turísticas e famosas sempre vão oferecer hostels ótimos, sério. Basta ver qual vai se adequar melhor ao seu roteiro e as suas necessidades.
Porém, ficar em hostel nem sempre é a melhor opção. Eu acho um hostel a opção ideal quando se faz uma viagem de curta duração ou uma roadtrip que se vá ficar nas cidades por uma ou duas noites e logo ir para outra. Ou seja, acho inviável ficar em hostel quando se  está visitando a Disney em Orlando, aliás, acho que nem devam ter hostels lá. Eu, por exemplo, quando fui para o Hawaii, fiquei em apartamento/casa que pessoas alugam por temporada, e dividindo por 4 valeu SUPER a pena.
Alguns aplicativos que uso são: Booking.com, KAYAK, Hostelworld, Expedia e Airbnb.

PRONTO! SUA VIAGEM ESTÁ DEVIDAMENTE ORGANIZADA.
Agora é só fazer as malas e partir pro abraço. :)
Espero que o post tenha ajudado vocês, qualquer dúvida deixa nos comentários que eu respondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário