sexta-feira, 6 de maio de 2016

Dirigindo nos EUA

Que os carros aqui são 95% automáticos vocês já sabem... Que as estradas e pistas aqui são ótimas eu já falei mais de uma vez... Já falei até do trânsito!
No geral, ainda que hajam acidentes, trânsitos, talvez alguns buracos e motoristas mal humorados, como quase tudo nos EUA, dirigir por aqui é algo funcional e que faz TODO sentido.
Porém, o transporte público é algo que não funciona tão bem por aqui (como já comentei algumas vezes) e, a não ser que você more em uma das grandes metrópoles, vai precisar de carro! O que é maravilhoso, já que a compra de um carro aqui não é um grande investimento e geralmente todo mundo tem.
Sabendo de tudo isso acima, vou compartilhar algumas informações e curiosidades sobre esse assunto com vocês. E se vocês se lembrarem de mais alguma coisa, deixem nos comentários...


Seguro:
Aqui o seguro é obrigatório, mesmo que seja para cobrir apenas o carro de terceiros, você terá que pagar pelo seguro para poder sair com o carro, não tem escolha.

Virar a direita:
Aqui, a menos que haja uma placa dizendo que não pode (leia-se "NO TURN ON RED"), você sempre poderá entrar a sua direita, mesmo que o semáforo esteja fechado, basta dar um olhadinha se tem algum carro vindo, ou se há algum pedestre querendo atravessar e pronto, manda bala.

STOP:
Aqui o sinal de STOP significa que você realmente deva parar, tanto o sinal de STOP da plaquinha vermelha quanto o pintado no asfalto (geralmente estão os dois juntos). Isso é super sério e respeitado aqui, as chances de uma batida, caso você não faça o correto, são enormes. E os carros podem avançar em ordem de chegada, então PARE e espere a sua vez.

School Bus:
Se o ônibus escolar estiver parado, com o pisca alerta ligado e a plaquinha de STOP levantada, nem tente bancar o atrasadinho ou espertinho, é extremamente ilegal deixar de parar em um momento como esse, você parar completamente o carro e só avançar quando o ônibus sair dessas condições que eu citei.

Limite de Velocidade:
Aqui o limite de velocidade funciona da seguinte forma, se o limite é 65 milhas por hora, acredite, todos estarão dirigindo no limite ou até 70 milhas por hora. Mais do que 5 milhas por hora a mais do que a Speed Limit pode de causar uma multa gigantesca, então fiquei atento.

Faixa para ciclistas:
Maravilha divina, coisa linda de Deus. Você provavelmente verá MUITAS pistas com as famosas "BIKE LANES", e deverá respeita-la. A não ser que seja perto do semáforo e a linha já esteja pontilhada, você jamais poderá ultrapassar o seu espaço e invadir o deles, em hipótese alguma.

Gasolina:
Aqui você é frentista de si mesmo, e eu adoro essa facilidade. Parou o carro, abriu a portinha, passou o cartão, selecionou o tipo de gasolina, deixa o tanque encher por ele mesmo, acabou, fechou a portinha e vazou... Não é lindo?

U turn:
Sabe quando você precisa mudar de sentido na pista? Quando errou o caminho e precisa voltar? Sabe aquela curva em 180 graus que você dá para a sua esquerda? Então, vá até o semáforo mais próximo, e veja se tem alguma plaquinha bem do ladinho dele dizendo "NO U TURN", sempre que não tiver essa plaquinha, vá na fé e faça seu U Turn com carinho. Se a placa não está presente, você sempre pode virar...

Fire Lane:
Se você ver alguma plaquinha sinalizando que há uma "FIRE LANE" por ali, ou apenas notar que a guia está pintada de vermelho, entenda que ali é uma área reservada para um caminhão de bombeiros, caso seja necessária a vinda de um, então, JAMAIS ESTACIONE ali.

Uma pista para cada manobra:
E não me venha dizer que essa informação não é válida, ou que ela seja óbvia, porque é muito fácil você deixar de prestar um pouquinho de atenção e acabar sendo obrigado a fazer uma manobra ou entrar em alguma pista que não era a intenção. Então preste MUITA atenção nas plaquinhas que dizem "RIGHT LANE MUST TURN RIGHT", ou até mesmo (e talvez principalmente), nas sinalizações das pistas.

E é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado, é um tema mais distinto do que geralmente costumo postar para vocês, mas acho que é super válido. Beijinhos.

3 comentários:

  1. Oi tudo bem? Vc mora perto de San Clement? É provável que eu vá como au pair pra San Clement, gostaria de saber se conhece.. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, tudo bem e você?
      Moro pertinho de San Clemente, jura que você está vindo para essa área, conte-me mas. Já tem data?

      Excluir
  2. Oi tudo bem? Vc mora perto de San Clement? É provável que eu vá como au pair pra San Clement, gostaria de saber se conhece.. Bjs

    ResponderExcluir