quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Será que eu mudei muito durante o intercâmbio?

Sim, eu mudei. E eu gosto muito da pessoa que tenho me tornado dia após dia.
Primeira coisa que o intercâmbio me ensinou foi a pensar. Ainda que se tenha uma rotina corrida e muitas coisas para fazer, você vai se pegar sozinho e o sozinho aqui, longe de todos, é muito mais sozinho do que o sozinho que você ficava no Brasil. Você vai ter tempo para refletir, lembrar do passado, notar as coisas que você fez e deixou de fazer, perceber a vida que você tinha, criar novos sonhos e metas, enxergar (de fato, e sem ninguém dando palpite) o que precisa ser mudado... Esses momentos de reflexão são incríveis e foi durante eles que notei o quanto eu mudei...
Autoconfiança e segurança começaram a andar juntas, aquele negócio de fazer as coisas pensando no bem estar dos outros, atualmente, só funciona quando diz respeito aos meus pais e irmãos, de resto, faço por mim e pronto. Pensar assim me fez abrir os olhos e enxergar os meus valores, ao me valorizar e ver o quão grande e especial eu sou, a segurança e a autoconfiança foram meras consequências... E tem me feito MUITO bem ser e pensar assim...


Outra característica que descobri que tenho durante esse tempo morando fora e vivendo essa experiência foi a coragem. Antes de vir eu não via o ato de "se jogar" nessa experiência algo corajoso, mas hoje eu enxergo isso e sinto MUITO orgulho de mim mesma por isso. Sou tão corajosa que nem sabia, até de paraquedas eu pulei, oi?
Também tem aquele lance do valor, aquele clichê que a gente passa anos para entender, aquele que diz que precisamos estar longe ou perder para dar valor, sabem? Isso é regra num intercâmbio. Valorizo minha família e meus amigos mais do que nunca, comida no prato quentinha, transporte público, meu quarto, minha zona de conforto... É, a gente valoriza até as coisas que achava que não gostava...
Pessoalmente há mais uma coisinha especifica que mudou em mim, pra melhor, para MUITO melhor. Nessa vida longe de tudo e de todos, os problemas e situações que passamos são nitidamente diferentes das que tínhamos na nossa zona de conforto, e isso me fez enxergar o quanto eu sofria POR NADA. Dava muito valor a coisas estupidas, ridicularizava. Atualmente, precisa me acontecer algo MUITO intenso e grave para me tirar da minha paz de espírito, e isso é um avanço incrível!
Amadurecimento né? Como não falar disso? Não tem muito o que dizer, você amadurece e se conhece, o intercâmbio te mostra um eu que você nem sonhava que existia, e não há nada que pague isso, pode acreditar!
Então assim, se é que eu posso aconselhar algo a alguém, aqui vai o meu conselho: Tenha esse tipo de experiência na sua vida, por favor. Eu sou uma pessoa MUITO MELHOR por conta dessa minha escolha, e faria TUDO novamente se fosse possível.

2 comentários:

  1. Quero muito essa experiencia so me falta um ingles rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí tá fácil, só estudar e se esforçar um tiquinho por dia que logo aprende. Ouça músicas em inglês com a letra na mão, leia pequenas histórias e reportagens até que seja capaz de ler livros, comece pelos infantis... Assista filmes e seriados mais de uma vez e tente assisti-los com a legenda também em inglês... Faça um pictionary para evoluir o vocabulário.. Corre atrás que logo você tá lá!! Beijinhos, e brigada pelo carinho.

      Excluir