sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Dicas de como se organizar com relação a dinheiro

Primeira coisa que se tem que ter em mente é: Saiba listar!
Não tem erro, liste as suas prioridades. Viagens que quer fazer, coisas que quer comprar, lugares que quer visitar, se quer ou não juntar dinheiro para levar para o Brasil. Cada um de nós tem uma listinha em mente, eu mesma fiz até um post com a minha lista, já tinha antes mesmo de vir para cá.
Obviamente que muitas coisas vão mudando ao longo do intercâmbio, por exemplo: a viagem para Chicago e o Ipad que eu queria comprar foram proporcionados pela minha família, o que me deu o direito de fazer outras coisas. Outro exemplo é a minha viagem para o Hawaii, que foi algo que eu nunca tinha planejado antes e acabou acontecendo no final das contas.
Fato é, você tem que listar e seguir a sua lista, caso contrário você vai se perder. Sei que tem pessoas que não vem com nenhuma pretensão e vão deixando rolar, mas se você está lendo esse post é porque provavelmente não é uma dessas pessoas, então eu vou te ajudar.
Não darei dicas "gerais" de como economizar dinheiro, porque não existe receita ou milagre, todos sabemos como fazer isso, o que vou compartilhar com vocês são coisas que eu faço e deixo de fazer para me organizar e conseguir fazer todas as viagens, comprar tudo que compro e ainda por cima juntar uma grana para quando eu voltar, e espero que ajude e esclareça vocês.

REPETINDO: FAÇA UMA LISTA
Podem usar essa minha como modelo, mas nem ela está completa, em detalhes eu tenho muito mais coisas para fazer e comprar. Daí você tem que dar a devida importância para cada item, por exemplo, quero viajar para 10 lugares, mas talvez não dê para ir em todos, então, em ordem, quais que você quer mais? Realize os maiores sonhos primeiro! Com compras funciona no mesmo estilo, computador sempre esteve no topo da minha lista, daí vinha uma bolsa da MK, um tênis da Vans X, e por aí vai, siga a sua lista de maiores desejos também.
E daí vem as outras coisinhas: pular de pára-quedas, nadar com golfinho, fazer uma tatuagem... Liste tudo, tá?

COMA EM CASA E LEVE SNACKS
No dia-a-dia, em viagens, finais de semana... Evite gastar com comida, a não ser que a intenção seja comer em um lugar especial, como ja fiz questão de ir em vários lugares por aqui. Mas evite gastos a toa com isso. Está indo em algum lugar? Coma antes de sair. Tenha barrinhas e e salgadinhos na bolsa, sempre. Leve coisas de casa quando for viajar... Economize, porque dinheiro vai e a gente nem vê.

CUIDADO COM AS COMPRAS
Se você não é do tipo consumista, provavelmente não vai comprar muito além da sua lista de desejos e prioridades, mas não tem como negar que as compras nos EUA são convidativas, por isso devemos ter cuidado. Pesquise e aprenda a comprar, eu não gasto mais do que $10 em peça de roupas, porque sei que posso achar por menos. Já paguei mais do que $10 em calça jeans, mas porque queria de qualidade, mesmo assim se acha por menos e com qualidade! Vá para o fundos das lojas, é onde se encontra o SALE, espere por feriados porque em todos eles tem promoção (no Natal estava sensacional), vá em Outlets e lojas de departamentos. Economize nisso também!

SAIBA PESQUISAR
Com relação a compras, mas principalmente com relação a viagens. Já fiz um post com dicas de como organizar uma viagem e outro só com aplicativos para organizar viagens. Saiba pesquisar para sempre achar o melhor custo e benefício de TUDO. Não seja desesperado, sempre haverá uma oportunidade mais vantajosa, acredite!

Bom, basicamente, essas são as dicas gerais que posso dar e dizer que faço uso desde que cheguei aqui. E tenho meu caderninho de anotações também, já que vim pra cá sem computador, mas se você tiver um computador e souber fazer planilha, nossa, daí sim seria perfeito.
Anota quanto recebeu, quanto você vai guardar para viagem, quanto para compras e quanto pretende juntar, desse jeito você vê quanto sobre pra coisinhas mais simples do dia-a-dia. Não tem erro gente, organização é a chave!

Nenhum comentário:

Postar um comentário