domingo, 13 de dezembro de 2015

Experiência de fazer um curso na minha área de formação

Semana passada cumpri mais um dos itens da minha lista de "coisas para fazer durante o intercâmbio" e sei que o assunto é de interesse de muita gente, então vamos falar disso não é mesmo?
Começando com uma introdução básica sobre a minha área de formação e interesse: sou formada em Gestão Empresarial (administração de empresas) e fiz Design Gráfico pois achei que queria seguir na área de Marketing. No final das contas e durante os anos em que estava na faculdade, me dei conta que Gestão de Pessoas era a área que eu mais me identificava, fiz meu TCC focado nisso e só tive mais certeza de que era o que eu queria para mim.
Eis que quando comecei a me planejar para o Au Pair, duas metas educacionais foram criadas "de mim, para mim mesma". Uma delas era cursar inglês e a outra era fazer um curso na minha área. A princípio era para rolar um "English for Business", mas Deus me presenteou com mais e eu moro num local com ótimas faculdades e cursos, com isso, consegui ir além.
Aqui nos EUA não tem o mesmo estilo de pós graduação de longa duração igual ao Brasil, eles tem mestrado e doutorado, mas aquela nossa pós latu sensu aqui é diferente. O que as faculdades oferecem são os cursos de extensão, conhecidos como Extension Classes ou Continuing Education. Que são cursos de não tão longa duração, mas que ao mesmo tempo complementam a sua formação como uma pós graduação.
Ao chegar aqui já comecei a dar uma pesquisada nas faculdades da região, e descobri a University of California. Ela tem várias unidades e, como Deus é maravilhoso comigo, umas delas é na minha cidade E justamente ela é focada em Administração e Tecnologia da Informação. Quero mais o que?
Em meio a diversas opções de curso, optei para um mais "geral", a fim de rever conceitos básicos e pegar intimidade com o vocabulário. A opção foi Foundations of Human Resources Management (Fundamentos da Gestão de Recursos Humanos). E sabe esse negócio de "rever"? Pois é, o que menos fiz foi rever, aprendi muita coisa nova, muitos conceitos, autores, projetos... Incrível.
O curso não é barato, se eu não me engano foi $530 e com relação aos créditos da agência, ele ofereceu 4. Mas é um investimento né? E eu não me arrependi em momento algum por ter feito essa escolha, nunca me senti tão realizada.
Vai ser um curso que te exigirá muito estudo, já não vai ser fácil por não ser no seu idioma nativo, se você não chegar em casa e rever os slides, fazer anotações e se esforçar será muito difícil finalizar o curso com êxito. Eu tive 3 apresentações, 2 provas, toda aula tinha artigo para ler em casa para a próxima aula, sempre aconteciam várias dinâmicas nas aulas, tive que ler um livro. Ou seja, tem que fazer valer. Se você não é do tipo que acha que consegue se esforçar bastante, já nem perca tempo então...
Em resumo, não foi fácil não, mas valeu MUITO. Eu tenho muito orgulho de mim por ter dado esse passo que, ao meu ver, é um passo gigantesco. É algo que indico DE VERDADE e que nossa, fez valer cada fralda cheia de cocô que eu tive que trocar ao longo desse ano, sem ironia. Então se você também tem interesse em um curso nesse estilo que eu fiz, ponha no Google "nome de alguma faculdade próxima de você + extension classes/continuing education" e MANDA BALA.

2 comentários:

  1. Larissa, poderia falar qual era o seu schedule e seu horário de curso?

    ResponderExcluir
  2. Larissa, poderia falar qual era o seu schedule e seu horário de curso?

    ResponderExcluir