domingo, 6 de dezembro de 2015

12 aplicativos que te ajudarão a organizar uma viagem

Vamos fazer um post que realmente tenha utilidade né? E vamos usar e abusar dessa tecnologia maravilhosa que nos é disponível. Nesse post vou cumprir com a promessa que fiz no post em que dou dicas de como organizar uma viagem e compartilharei com vocês os principais aplicativos que uso enquanto estou organizando uma viagem.
Juntei 12 dos mais variados aplicativos e tentei explicar resumidamente a utilidade de cada um deles, espero que lhes seja útil, porque eu não sou capaz de organizar uma viagem sem eles não, sério.





Booking:
O Booking é incrível, para reservas de hospedagem não tem outro melhor. Você coloca o nome do local onde pretende se hospedar, o período, a quantidade de hóspedes e o aplicativo te dá uma lista com todas as opções e informações possíveis.
Acho o Booking bem legal porque ele é completo, mostra desde o hostel mais baratinho e simples até um hotel 5 estrelas à beira mar...
Daí você vai clicando nas opções que o aplicativo te apresentou e vai filtrando de acordo com as suas preferências: preço, café da manhã incluso, localização, estacionamento incluso e por aí vai...

Airbnb:
O Airbnb também é para reservar hospedagem, mas aqui o esquema é outro. Na pesquisa o esquema é o mesmo, onde, quando e para quantos, só que o resultado que vai te aparecer é outro, ao invés de hostels e hotéis, através do Airbnb você reserva casas, apartamentos, cômodos e por aí vai...
Em qualquer tipo de aplicativo nesse segmento é muito importante estar ligado nas "reviews", mas no Airbnb é ESSENCIAL. Quanto mais reviews tiver melhor, e quanto melhores as reviews mais chances de sucesso.
Para viagens mais longas e, principalmente, em grupo, não há opção melhor do que Airbnb, o custo e benefício valem muito a pena. Quando fui para o Hawaii usamos esse aplicativo para escolher onde ficaríamos e não poderíamos ter feito melhor opção. Lugares limpos, proprietários super simpáticos, toalhas e itens de higiene que eles não precisavam oferecer, eles ofereceram. Isso sem contar a boa localização, estacionamento e preço, que foram itens essenciais na nossa pesquisa.
Airbnb é isso, ficar ligado se inclui todos os itens que você precisa e prestar muita atenção nas reviews.

KAYAK:
Kayak é um aplicativo bem completo com relação a viagem, para quem usa o Expedia, a linha é a mesma. Nunca reservei hotel, carro ou comprei passagem por ele, mas ele é tão completo e fácil de usar que SEMPRE uso como fonte de pesquisa. Então eu vou lá, pesquiso por ele, depois vou no site ou em outro aplicativo para comprar e oficializar as minhas escolhas.
O que acho mais legal do Kayak é que, além de você conseguir pesquisar mais de uma coisa num mesmo aplicativo, ele deixa salvo as suas informações de pesquisa. Por exemplo, se você pesquisou passagens de Miami para Chicago, do dia 25 de janeiro ao dia 2 de fevereiro, e depois clicar na parte de hospedagem ou de aluguel de carro, ele já vai te mostrar carros e hotéis em Chicago e dentro das datas que você buscou as passagens.

Gogobot:
Para quem usa os aplicativos Yelp, AroundMe ou o TripAdvisor, a ideia do Gogobot é exatamente a mesma, mas gostei mais do formato do Gogobot, mais resumido e objetivo, para mim funcionou melhor. Se você não conhece nenhum, baixe todos e veja qual deles supre mais a sua necessidade.
Eu uso o Gogobot quando ainda estou planejando a minha viagem e também quando já estou na viagem em si. Durante o planejamento, o aplicativo me ajuda a decidir os lugares e as coisas que farei no lugar destino, já durante a viagem, ele é meio que um ajudante quando você não sabe onde e o que quer. O Gogobot te dá informações sobre três temas: estadia, alimentação e diversão. Nunca usei ele para procurar opções de hospedagem, então só vou falar das outras duas.
Eu geralmente vou na janela de busca do aplicativo e digito o lugar que estou indo, clico no ícone "play" e ele vai me dar uma lista de todas as coisas que são tradicionais no lugar, museus, parques, monumentos.. Tudo. E você pode salvar tudo isso criando uma lista, por exemplo, "My New York list", e daí vai favoniando tudo que quer fazer por lá. Sério, me ajuda MUITO.
Outra coisa que costumo fazer é pesquisar restaurantes. Geralmente, quando faço uma viagem para alguma metrópole, tento comer em algum restaurante brasileiro para matar a saudade de casa, e faço essa pesquisa quando ainda estou planejando a viagem. Mas quando estou no lugar e não sei onde comer, é ao Gogobot que eu recorro, porque além de poder filtrar o tipo de comida que você está interessado, ele é coligado a sua localização e vai te dar as opções mais próximas.

Roadtrippers:
Esse aplicativo é MUITO legal e eu uso ele quando estou planejando os gastos que terei na minha viagem. Ele é bem completo ao te oferecer os cálculos de distância, tempo e gastos com gasolina.
Você coloca lá o seu ponto de partida, todas as paradas que você fará (na ordem que fará) e o ponto final. A partir dessas informações, o aplicativo te mostrará quantas milhas você vai levar de um ponto a outro, quantas milhas no total, o mesmo sobre a quantidade de tempo média que você levará para cada percurso e ainda por cima o quanto você gastará com gasolina. Incrível.
O aplicativo também tem uma parte onde você consegue "descobrir mais" sobre o lugar que está visitando, que tipo de atrações, acomodação, alimentação, entretenimento, serviços, lojas e por aí vai. Não vou me aprofundar nessa área do aplicativo porque nunca usei, só sei que tem...

Melhores Destinos:
O Melhores Destinos é uma aplicativo destinados a brasileiros, porque obtém informações e novidades "partindo" do Brasil. Ele é basicamente um aplicativo que te dá as promoções do momento, e quando eu digo "do momento"é para você levar a sério, por exemplo, se o aplicativo acabou de publicar que as passagens de Brasília para Miami estão baratas, o esquema é você entrar no link das passagens NA HORA, minutos depois podem haver mudanças.
De todos os aplicativos que tenho no celular, o Melhores Destinos é o único que autorizo mandar notificações, porque se eu for ver só quando lembrar ou tiver tempo, já era, perdi as oportunidades e promoções que ele publicou.

Skyscanner: 
Esse é o aplicativo que eu uso na escolha e compra das passagens aéreas. Ele é focado nesse segmento e, por essa razão, também é mais completo.
Você pode pesquisar ida e volta com as datas e os destinos já certos, ou sem um destino certo, daí ele te dá opções pelo mundo todo. Você pode pesquisar sem uma data certa, e daí você consegue ver através de tabelas quais são as datas mais baratas, eu usei essa opção quando comprei as passagens da minha mãe, já que ela não tinha uma restrição de datas, paguei $400 ida e volta em voos diretos de SP para Los Angeles.
Dentro da pesquisa você pode escolher as passagens de acordo com preço, ou com horário de decolagem e pouso, ou pela duração do voo, pela cia aérea. É bem completo mesmo, existem vários aplicativos para essa mesma função, mas o Skyscanner é meu queridinho, e é de confiança sim viu? Podem mandar bala!
Expedia:
O Expedia vai na mesma linha do Kayak que falei ali em cima, a razão de eu manter ele no planejamento é que, sem exceções, todas as vezes que tive que alugar carro saiu mais barato por ele.
Por esse aplicativo se é possível cotar e avaliar quatro itens: voos, hospedagem, aluguel de carro e atividades. Confesso que nunca usei-o na pesquisa de atividades, mas para as outras eu usei e super indico.

Hostelworld:
Como o próprio nome do aplicativo já indica, com ele conseguimos buscar hostels por todo cantinho desse mundo. Eu sou a rainha dos hostels e adoro me hospedar neles, acho o clima super alto astral sabe?
Eu buscava os hostels pelo Booking, mas ele me dava TODAS as opções de hospedagem do lugar e isso dificultava muito a minha pesquisa, mas depois que conheci o Hostelworld a minha vida mudou. 
Ele é um aplicativo APENAS para a busca de hostels, e ele te mostra muito mais opções de lugares do que o Booking, quero dizer, ele tem muito mais hostels parceiros do que os outros aplicativos do gênero.
Aproveito a brecha para dizer que vale MUITO a pena você checar os sites dos hostels antes de fazer a reserva. Às vezes o valor da diária direto pelo site é mais barata, assim como também pode ser mais cara OU com menos vantagens, mas é bom analisar.

Google Maps:
Agora você deve estar se perguntando, "ué, mas não era aplicativo para planejar viagem?". Sim, é já aviso que o Google Maps é o aplicativo que mais me ajuda com esse processo.
Depois que eu já usei o Gogobot e decidi quais pontos turísticos e locais eu pretendo visitar, o Google Maps me ajuda a localizar todos eles para ver quais são pertos, o que farei no mesmo dia que o outra coisa, qual hostel fica mais viável com relação ao custo benefício, distância do aeroporto, onde posso comer, que tipo de transporte público posso usar e quanto ele me custa.
Isso sem contar que, já estando no local, o aplicativo é seu GPS né? Mesmo que você não esteja de carro, já que ele te oferece rotas a pé, de bicicleta, carro, transporte público, tudo! Sério, Google Maps é VIDA!

TripIt:
No TripIt você começa colocando o destino da viagem e as datas, e a partir disso ele te mostra até quantos dias faltam, super fofinho. Daí será criada tipo uma pastinha sobre a sua viagem, da qual você pode acessar quando quiser, mas o mais legal é o que fica dentro dessa pastinha, cara, o aplicativo é muito organizadinho e completo.
Bom, dentro da pastinha sobre a sua futura viagem, você tem a aba "TRAVEL", onde você colocará informações sobre os voos, sobre o aluguel do carro, transporte público, estacionamentos, tem até as abas para barcos e navios.
Uma outra aba é a "ACTIVITIES", onde você colocará as informações sobre hospedagem, restaurantes, reuniões, shows, atividades e tours.
E ainda tem uma aba extra, com o título de "OTHER", nela é possível adicionar mapas, direções e notas.
A razão de eu gostar MUITO desse aplicativo é, principalmente, o fato de eu poder organizar TODAS as informações em um só lugar. Mas outra coisa muito legal dele é que você pode compartilhar as suas viagens, então se você está viajando com mais alguém, é maravilhoso e facilita DEMAIS.

PackPoint:
Esse aplicativo é ZICA, não tem outra palavras para descreve-lo, eu acho ele muito incrível e completo, uma verdadeiro "mão na roda". Para que ele serve? Ele te ajuda a organizar a sua bagagem, olha só que coisa mais linda que ele é... Só pela descrição já dá para amá-lo. Eu sou muito organizadinha com essas coisas, gosto de fazer lista PARA TUDO, então meu amigo, se você é como eu, baixe já o PackPoint.
Você começa escrevendo para onde está indo, quando, por quanto tempo e se é a trabalho ou turismo. Depois disso você seleciona as atividades que pretende fazer no local, por exemplo, esportes na neve, camping, academia, praia, fotografia, jantar chique e por aí vai... Ainda nessa página você pode selecionar as opções de lavanderia (caso você vá ter uma disponível) e repetição de itens básicos.
Pronto, daí o aplicativo analisa qual será a temperatura do local e te dá uma lista gigantesca de itens que você talvez precise e queira usar. Nesse ponto, você vai escolhendo e selecionando os que você concorda com o aplicativo. Maravilhoso, ele lembra você até de pegar a "chave de casa".

E são esses os meus 12 queridinhos na hora de organizar a viagem perfeita, espero que as dicas tenham sido válidas e, caso você conheça algum outro aplicativo que eu não tenha falado aqui e que acha que vale a pena ser citado, deixa nos comentários. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário