quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

E o inglês? Vai bem?

Muita gente me faz essa pergunta, geralmente pessoas que me conhecem agora e não sabiam como era meu inglês antes. Acho a pergunta engraçada e não sei se vocês concordam, mas acho muito difícil auto avaliar o meu inglês, sei lá. Porém, depois que umas 3 pessoas me questionaram sobre isso, passei a me auto avaliar diariamente, juro, passou a ser automático, eu comecei a reparar no meu vocabulário, sabe? No sotaque, em tudo... E então decidi falar disso aqui com vocês, já que notei um interesse nessa questão.
Bom, primeira conclusão que eu tirei disso tudo é que não tem como generalizar, tenho certeza que o inglês de todos que passarem um ano morando aqui vai melhorar, mas a que nível isso vai acontecer depende MUITO da experiência de cada um, sem dúvidas.
Eu tive (e estou tendo) um experiência incrível com relação a isso, parece que tudo está acontecendo ao meu favor. Primeiro fator que me ajudou DEMAIS a melhorar o inglês foi o fato de eu passar os meus sete primeiros meses aqui sem ter nenhuma conversa em português (pessoalmente, óbvio). Todas as Au Pairs aqui da minha região eram de outros países, o que me fez falar MUITO inglês.
Também ajudou o fato de eu ser uma "matraca" que tem NECESSIDADE de conversar. Então sempre gostei muito de falar, com hostparents, hostkids, amigos, estranhos na rua... Estou sempre falando. Sou o tipo de pessoa que puxa assunto em filas e elevadores, sempre.
Outra coisa que me ajudou a evoluir foram as aulas. Fiz uma curso de extensão na Universidade da California, e o curso me exigiu DEMAIS. Tive que ler muito e estudar para caramba, isso sem contar que a turma toda era composta por nativos, o que me exigia muita atenção enquanto eles falavam e apresentavam algo. Os ESL que eu fiz também foram excelentes. Aprendi muito com relação a tudo, leitura, ortografia, vocabulário, pronúncia. Vale muito a pena, além de ser gratuito, mesmo que seja O MÍNIMO, vai te agregar algo, sempre.

Agora que eu resumi a minha experiência e o que eu vejo que me fez melhorar, vou dar algumas dicas para vocês. Ou melhor, reforça-las, porque tenho certeza que quando você ler as dicas o pensamento será "isso é clichê, isso eu já sabia...", mas daí chega aqui e sofre um apagão e não faz NADA disso.

✔️ Não seja tímido e não tenha medo de errar
Não dá para ser tímido quando se quer aprender e evoluir algo, ainda mais em pouco tempo, como é o nosso caso. Deixa a timidez de lado, seja uma nova pessoa, pense que (de fato) ninguém aqui te conhece, e use isso a seu favor.
Só de você ter a coragem de sair da sua zona de conforto para aprender outro idioma e mais, sair do seu país para fazer isso, já te faz vencedor. Então sem timidez ou vergonha de errar, não é seu idioma nativo e você não tem obrigação de saber, está aqui para aprender e que se danem os outros, eles sabem falar português, aliás?

✔️ Não se importe (e goste) em ser corrigido 
Aliás, saia pedindo para as pessoas te corrigirem sem dó. E aceite quando eles fizerem isso. A minha fofa sempre repete as palavras que falo errado, e gosto disso, porque ela está me corrigindo e ao mesmo tempo sendo delicada. Use e abuse da sua hostfamily, pergunta o nome das coisas, como que se fala isso e aquilo, não tenha vergonha. Hostkids adoram corrigir e ensinar, aproveite.

✔️ Assita televisão, filmes, vídeos e séries em inglês
Nem preciso falar o quanto isso ajuda né? Eu vou ao cinema todo mês aqui e assisto uma capítulo de seriado por dia, como lições de casa mesmo. Com certeza a sua hostfamily tem alguns DVDs em casa, assista-os ao invés de ficar jogando Candy Crush.
Televisão é outra coisa mágica, eu tenho adorado acompanhar os meus seriados em tempo real. E nunca deixe de colocar a legenda em inglês, as vezes você não entende mas na legenda te esclarece, e isso faz crescer seu vocabulário também, TODO CAPÍTULO tem alguma palavra que eu não conheço.
Outra coisa são canais no Youtube. Assim como existem aquelas Youtubers brasileiras, americanas também exploram esse meio. Busca alguém que fale de um tema que te interesse e acompanhe o canal, eu adoro canais de receitas.

✔️ Leia, leia e leia
A leitura vai te fazer evoluir em vários aspectos. Seja através de jornais, blogs, sites, revistas ou livros, tente explorar a leitura. Busque temas que te interessem ou livros que você já conheça a história (eu li Harry Potter em inglês logo que cheguei aqui) e mergulhe. E se possível, procure fazer as suas leituras com um caderninho de anotações do lado para anotar o vocabulário desconhecido. Depois que eu comecei a ler notei que a minha escrita melhorou demais e hoje em dia leio livros (de temas que gosto, tipo romance) tendo raríssimas dúvidas de vocabulário.

✔️ Escreva também
Faça disso uma hábito, tenha um diário ou um blog onde você escreva tudo em inglês. Eu aderi a ideia do diário e desde que cheguei aqui escrevo TODOS OS DIAS lá, em inglês, claro.
Tipo, se tive um dia legal, sai com as minhas amigas, fui viajar, conheci algo novo, vou lá e escrevo no diário em forma de agenda mesmo sabe, tipo "hoje eu visitei fulana e nós fizemos isso...". Quando o dia é comum, eu só trabalhei e dormi, eu escrevo coisas que estou sentindo, letras de músicas, frases, ideias... Nunca falta inspiração!

✔️ Tenha amigos brasileiros, mas não se prenda a eles
Como falei no começo do post, ter amigos de outras nacionalidades foi o principal fator para que o meu inglês evoluísse. É comum que a gente se apegue e se aproxime de brasileiros, as outras nacionalidades também fazem isso, mas tente evitar ao máximo, sempre enfie alguém de outra nacionalidade no meio e isso te obrigará a falar sempre em inglês. Você está aqui para isso, afinal... E nem vou dizer para você falar inglês com as suas amizades brasileiras porque NÃO DÁ! hahahahah...

✔️ Saia de casa
Vá para barzinhos, museus, baladas e parques, vá para lugares onde você verá pessoas e terá que falar com elas. Vá no Subway para ter que pedir seu lanche, vá ao shopping e tire dúvidas nas lojas. Barzinhos são de lei, sempre virá algum cara te cantar, mesmo que seja feio, horroroso e chato, conversa um pouquinho só pra falar inglês, mas já aprenda as táticas para dar um fora antes de sair de casa né?

✔️ Sabe música? Então, invista nela!
A minha maior alegria não foi ouvir as músicas na rádio e saber canta-las, a minha alegria foi ter baixado o CD do Justin Bieber e em menos de um mês saber cantar todas as músicas.
Ouvir músicas já vai te ajudar muito, mas pegar a letra na internet e aprender canta-la e entender do que ela fala ajuda mais ainda. Com o tempo você nem vai precisar pegar a letra mais, posso te prometer, eu achei que isso nunca fosse possível e consegui.

✔️ Use a tecnologia a seu favor
Seu celular e tablet, caso ainda não sejam em inglês, faça isso agora mesmo! Eu mudei todas as minhas redes sociais para Inglês e isso com certeza vai te familiarizar mais com o idioma e aumentar o seu vocabulário também. Use a tecnologia sempre a seu favor, até porque não faz diferença algum se está em inglês ou português, então vai de inglês mesmo, fica até mais chique, ahahahah...

✔️ Aplicativos 
Continuando na linha tecnologia, aplicativos para melhorar inglês são sempre muito úteis. Existem vários, mas eu confesso que não tenho mais nenhum no meu celular para indicar. Usava um para melhorar vocabulário, ele mostrava a palavra e te dava três imagens, você tinha que acertar o que era a palavra, e tinha tempo para acabar, eu era viciada e me ajudou muito. Então dá uma pesquisada nisso que, com certeza, existem muitas opções legais.

Fato é que meu inglês é outro hoje em dia, nem eu mesma tinha notado o quanto melhorou, o quanto meu vocabulário expandiu e a minha pronúncia evoluiu. Escrevo praticamente sempre sem usar qualquer ferramenta de tradução. Assisto, ouço e leio entendendo 90%, e isso me faz uma pessoa feliz!
Isso sem contar que já ouvi dos meus hosts e de Au Pairs que conheci logo no programa que meu inglês está muito muito melhor. E às vezes que conheço algum americano e "conto a minha história" eles desacreditam que em tão pouco tempo meu inglês esteja bom assim, ou seja, ele melhorou sim e o seu irá melhorar também! Depende de você e  sei que você quer, então é sucesso na certa!

2 comentários:

  1. Achei seu blog hoje e estou devorando tudo!!!! Vou ser au pair esse ano e estou apaixonada pelo conteudo do seu blog, é um dos melhores que ja li. Obrigada por compartilhar tudo com a gente. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário mais querido Day. É muito gratificante saber que o conteúdo tem agradado e ajudado, escrevo tudo com o maior carinho e a fim de ler comentários como esse seu. Muito obrigada! E fique a vontade para comentar sempre e me dar ideias de temas e assuntos novos para o blog, E, para o blog também, que entra no ar ainda esse mês! Aguarde. Beijinhos.

      Excluir