quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O fantasma de extensão

E quando eu estava achando que tinha o controle da situação, chega o e-mail da agência dizendo que estava na hora de decidir sobre a extensão. O e-mail chegou na primeira semana de agosto, dias antes de eu embarcar para as minhas férias no Hawaii e, pelos meus cálculos, a agência mandou-o assim que atingi a metade do programa, ou seja, 6 meses como Au Pair.
E daí surgem aquelas perguntas todas: Estender ou não estender? Com a mesma hostfamily ou com outra? Por 6, 9 ou 12 meses? E para mim, antes que eu tivesse que oficialmente tomar essas decisões, era algo simples, ou é ou não é, mas não foi bem assim que aconteceu e eu vou contar um pouquinho de como esse fantasminha conseguiu me assombrar legal, e de quebra darei dicas para quem também está sendo assombrado por isso, fiz muitas coisas que não recomendo mas também consigo dizer algumas que funcionaram comigo.

ESTENDER OU NÃO ESTENDER?
Essa é uma pergunta que muitas Au Pairs que eu conheço nunca tiveram, a maioria tem certeza de que só quer ficar um ano ou tem certeza de que vai estender desde que saiu de lá do Brasil. Se você cabe em um desses dois exemplos que eu dei, PARABÉNS, você se livrou de uma dor de cabeça terrível.
Depois de eu cair na besteira de sair pedindo a opinião dos outros como se não houvesse amanhã, e já deixo claríssimo aqui que esse foi o pior erro que cometi enquanto tomava essa decisão, sentei comigo mesmo quietinha no meu quarto e voltei lá no comecinho, quando eu ainda estava embarcando nessa aventura.
Quando a gente está se organizando para um intercâmbio sempre existe uma lista de coisas que queremos cumprir durante esse período, entre essas coisas: Viagens, passeios, cursos, compras e por aí vai. O que eu fiz foi pegar aquela minha listinhas de coisas para fazer durante o meu intercâmbio e analisei quantas e quais delas eu cumpri, com o intuito de: Se eu cumpri tudo, não vou estender, se ainda tenho coisas para cumprir, vou ficar por aqui. Faz sentido não faz? Para mim fez todo o sentido... E então decidi que ia estender.

COM A MESMA HOSTFAMILY OU COM OUTRA?
E foi nessa pergunta que eu cai em contradição, pois desde sempre eu afirmava e batia o martelo que se eu optasse pela extensão, JAMAIS seria com a mesma hostfamily, porque eu queria uma nova experiência, porque eu queria morar em algum outro lugar, e porque isso e aquilo...
A essa altura você já entendeu que eu decidi ficar com a minha família né? E vou explicar as minhas razões. A minha primeira razão deu-se a partir da resposta que dei para aquela pergunta acima: "E aí, você cumpriu tudo que queria cumprir?". Porque incrivelmente a resposta foi sim. Daí você se encontra confuso: "Mas calma, se você cumpriu o que tinha que cumprir, estendeu por quê?". Eu sei, parece confuso, mas não é. 
Depois que chegamos aqui, certas realidades mudam. Eu vim com um planejamento de quem receberia $200 semanalmente, só que eu faço bastante horas extras aqui na minha família, e isso faz com que eu ganhe um pouquinho a mais, o que fez com que eu começasse a juntar dinheiro e mandá-lo para o Brasil. Minha lógica é a seguinte: se eu vim com a intenção de receber $200, tudo que vier a mais dá para eu juntar. E desde então eu tenho juntado um dinheirinho, ou seja, além das metas que eu tinha antes de vir, criei uma nova, e estendi para conseguir juntar mais dinheiro.
E se a minha intenção é essa, juntar dinheiro, por que motivos eu estenderia com outra família? Já conheço a rotina da minha, tenho as hostkids mais lindas e amadas do mundo, tenho meu carrinho, não trabalho de final de semana e ainda por cima ganho hora extra. Pra quê ter todo o trabalho e passar por toda aquela ansiedade de ter entrevistas com hostfamilies tudo de novo, ter que se preocupar com mudança, tirar outra carteira de motorista, trocar uma família que já algo que você conhece por algo que você não tem ideia, enfim...
Se a minha intenção fosse conhecer mais lugares, viver uma experiência diferente ou algo do tipo, eu com certeza estenderia com outra família e em algum outro lugar, mas no meu caso e a partir dos meus objetivos não valeria a pena e muito menos a dor de cabeça.

POR 6, 9 OU 12 MESES?
Dentro dessa pergunta deve surgir uma outra pergunta: "Quanto tempo a mais eu aguento?". Eu aguento de saudade, eu aguento trabalhar em algo que não me agrada, eu aguento morar com os meus chefes, eu aguento ficar fora da minha zona de conforto... Além disso, eu também me perguntei "quanto tempo eu preciso?". Eu não tenho pretensão nenhuma de morar aqui nos EUA para sempre, não me adaptei nem me identifiquei com a vida aqui, quero muito e vou voltar para o Brasil porque sinto que minha vida é lá, tendo em mente que esse intercâmbio é apenas uma fase temporária da minha vida, eu tenho que avaliar quanto tempo eu preciso estar dentro dessa etapa para conquistar aquilo que planejei conquistar, simples. 
Avalie os seus objetivos para o DEPOIS do intercâmbio também, calcule a data que você irá voltar se estender por 6 meses, a data que você voltará se ficar mais um ano, o que você vai fazer quando voltar? Descansar um mês, procurar emprego, voltar para a faculdade, começar um curso novo. Tudo isso são coisas que devem ser analisadas. E então vai ser mais fácil de tomar essa decisão com relação ao tempo em que você irá estender.

DICA IMPORTANTE:
Não acho que você não deva pedir a opinião das pessoas, não é isso, mas eu sinceramente acho que você deva avaliar A QUEM você está pedindo opinião. Entendo que a sua mãe, por exemplo, é uma pessoa influenciadora na sua vida, mas ela muito provavelmente não sabe o que você vive aqui, não 100%, pelo menos. 
Eu sempre fui uma pessoa muito decidida das coisas que quero para mim e para a minha vida, e mesmo assim tive muita dificuldade em decidir sobre a minha extensão, e hoje com a decisão certa percebo que o meu maior erro foi pedir a opinião dos outros. Ainda mais porque o Brasil está em crise e todo mundo acha que qualquer que seja a vida que você está levando fora do país seja melhor do que voltar para o mesmo.
Então fique em silêncio consigo mesmo, pegue um papel e uma caneta, liste os pós e contras de todas as opções que você tem, avalie as suas metas e objetivos, avalie o seu psicológico e tome essa decisão por você e pela sua FELICIDADE, ou pelo menos a fim de encontra-lá.

Um comentário: