domingo, 6 de setembro de 2015

5 coisas que amo e 5 que eu não gosto nos EUA

Post clichê mas como eu gosto de ver a opinião dos outros, imagino que outras pessoas também gostem, então vou dar a minha. Deixando claro aqui que a opinião é MINHA, PESSOAL E NÃO GENERALIZADA, falows?

5 COISAS QUE MAIS AMO NOS ESTADOS UNIDOS:

1. Água de graça em qualquer lugar
Cara, isso é incrível e eu não vou saber lidar com o fato da água ser cobrada e caríssima quando voltar para o Brasil. Aqui em qualquer restaurante, bar, balada, loja, lugar... Pediu água (a não ser que você peça por uma garrafinha de água, é claro), ela vem fresquinha e nunca é cobrada. Isso é maravilhoso e, para amantes de água como eu, PERFEITO.

2. Brunch
O brunch, para quem não sabe, é a refeição que os americanos tem que nada mais é do que a união do breakfast com lunch, ou seja, café da manhã com almoço. Para aqueles que acham que o americano come bacon, linguiça, omelete, panquecas e sabe-se lá mais o que no café da manhã, NÃO, eles comem isso no BRUNCH (obs.: o café da manhã deles é igual ao nosso, tá?) e esse tal de brunch aí ganhou o meu coração, amo amo amo <3

3. Banheiros públicos limpos
Com RARÍSSIMAS exceções, os banheiros daqui são sempre limpos, em boa manutenção e, na maioria das vezes, até cheirosos (até porque, ao contrário do país ligeiramente atrasado em que vivemos, aqui o papel é biodegradável e jogado na privada, não criando um cheiro insuportável de merda com xixi no banheiro). E eles também sempre oferecem aquele protetor de acento sabem? O que acho que torna o momento um pouco mais higiênico.

4. Estradas
São lindas, bem asfaltadas, com pistas largas, bem sinalizadas, bem organizadas e pensadas, fáceis e dificilmente com trânsito. E mais, você SEMPRE terá a opção com pedágio ou sem pedágio, e não, a sem pedágio não é menos perfeita por ser sem pedágio, ela só é, na maioria das vezes, um pouco mais carregada de carros, mas isso é BEM TRANQUILO. É uma delícia viajar de carro aqui, sério, amo muito!

5. Educação e simpatia dos funcionários
Especifiquei "funcionários" porque é absurdamente LINDO isso aqui. Poderia falar apenas "simpatia e educação" dos americanos em geral? NÃO. Existem muitos educados e simpáticos? SIM. Mas na maioria dos casos eles não são não, a gente ganha nesse quesito. AGORA, os funcionários, PQP! Podem estar com a mãe no hospital, morrendo de sono, cansados. Cara, nunca deixei de ser atendida com sorriso no rosto e educação. As vezes chega até a irritar a quantidade incontável de vezes que o garçom vem na sua mesma perguntar se "is everything going well?". 


5 COISAS QUE EU MENOS GOSTO NOS ESTADOS UNIDOS

1. Transporte público
A não ser que você more nas grandes cidades (leia-se Los Angeles, New York, Chicago, Seattle e por aí vai), você não terá acesso a transporte público. Simples, não terá! Obviamente que há uma facilidade incrível para se comprar um carro aqui, incrível mesmo. Mas olha, vou te contar, quesito transporte público a coisa é feia. Mas em compensação, nos lugares que oferecem o transporte público o mesmo é MARAVILHOSAMENTE ótimo, impecável e organizado. Mas se você tá no subúrbio, esquece.

2. Porquísse
Nem vou prologar muito esse assunto porque sei que é cultural e que a nossa cultura também tem várias coisas estranhas, mas... Não, nunca vou achar legal e comum arrotar e peidar em público sem nem ao menos disfarçar ou tentar evitar e apenas soltar um "excuse me", também não acho bacana "se lavar" com lencinho umedecido ao invés de tomar banho ou não passar fio dental e escovar os dentes todos os dias. Não, não acho NADA legal essas manias.

3. Desperdício e falta de conscientização
Jogam comida fora adoidado, gastam água adoidado, jogam no lixo ao invés de doar. Vaaaaaaaaaaai tudo pro lixo, e já era. Simples assim. Mas a comida é absurdo, vejo aqui na família que eu moro e em restaurantes isso é escancarado, ninguém se preocupa com a fome da África não.

4. Tips/Gorjetas 
Não dá galera. E ao contrário do Brasil, nunca será 10%. Começa em 15% essa desgramada. E se você não der? Prepare-se para ser julgada rigorosamente. É desrespeito não dar e sim, tem que dar gorjeta para qualquer coisa e em qualquer lugar. UMA MERDINHA!

5. Café
Amo o fato de se ter um Café (leia-se cafeteria) a qualquer esquina na mesma proporção com que não curto o café daqui. Amantes de café sofrerão aqui, se preparem. É fraco e sem gosto, sei lá. Pra eles tá bom porque dificilmente você verá um americano tomando café sem leite/creme e confesso que misturado com leite/creme fica BEM MELHOR. Mas café puro, péssimo. Então traga o seu Pilão, Caboclo ou sei lá qual daí do Brasil, tá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário