terça-feira, 14 de julho de 2015

Como não engordar 100kg durante o intercâmbio

Primeira coisa é colocar na sua cabeça que você vai ter tempo de provar tudo o de mais delicioso que os EUA tem para te oferecer, então não se desespere e coma tudo como se não houvesse amanhã.
A vida de Au Pair é complicada, primeiro porque muitas vezes você não tem o controle dos alimentos que terão na sua casa, algumas Au Pairs fazem mercado ou colocam na lista o que precisam/querem, mas outras muitas não fazem isso e precisam se virar com o que a família come, e daí pode surgir qualquer coisa, desde tudo orgânico, integral e vegano, até a apenas congelados por todos cantos. Por isso que a primeira dica que eu dou é: tentem se adaptar.
Primeiro de tudo, água não te faltará, então tome bastante água e procure comer de 3 em 3 horas, diquinhas cruciais para o seu metabolismo estar sempre ativo. E agora vamos as dicas, muitas delas (ou todas) óbvias, mas alimentação é 90% isso, óbvia e conhecida por todos, e se você não quer mesmo engordar 100kg, siga-as.

1ª DICA: Crie uma rotina para a sua nova vida
A sua rotina irá mudar assim que você colocar os pés no avião e o seu corpo não entenderá facilmente o motivo de tantas mudanças em um período tão curto de tempo. Suas atividades serão outras, os horários, hábitos e até mesmo e principalmente, o seu psicológico. E apesar de todas essas mudanças e novidades, crie para si uma rotina, mesmo que seja de segunda a sexta-feira, se empenhe nisso. Acorde em um horário fixo, coma e durma em horários comuns, não pule ou mude as refeições, tente dormir as horas que seu corpo precisa, enfim, regule seu organismo a sua nova vida.

2ª DICA: Procure comer em casa
Não caia na praticidade e facilidade que se é comer fora de casa. Pode ser que você não tenha muitas opções em casa, mas te prometo que um sandubinha de atum que você irá prepara na sua casa 10 minutos antes de sair será muito mais saudável do que o hotdog que você rapidamente compraria na esquina de sua casa, isso sem contar que, de lanchinho em lanchinho, você acaba economizando uma grana considerável. E se você estiver em uma casa de família que só come porcarias, coloque-se à disposição para cozinhar uma vez ou outra e quem sabe não surjam alguns ingredientes mais leves na dispensa, sei lá.

3ª DICA: Descubra as opções saudáveis da cidade
Aqui nos EUA não existem apenas fastfoods, obviamente que essas serão as opções que mais nos chamarão atenção e isso não quer dizer que você esteja proibido de comê-las, né? Mas deve ser moderada. Mas a partir do momento em que você buscar se informar sobre lugares com o menu mais saudável, na mesma hora se surpreenderá com a variedade dos mesmos, e com a qualidade também. Isso sem contar que qualquer restaurante, de Cheescake Factory a Subway, tem a opção de salada ou integral. E a mesma dica vale para os supermercados, da mesma forma que existem 914286412875 opções de junk foods, há uma quantidade incrivelmente grande de alimentos saudáveis e com uma valor muito mais acessível do que vemos no Brasil, com certeza.

4ª DICA: Inclua exercícios físicos na sua nova rotina
Mesmo que isso te obrigue a acordar 30 minutos mais cado ou dormir 30 minutos mais tarde do que o eventual. Saia para caminhar, aproveite que é tudo novidade e explore, tem motivação maior do que novas paisagens e lugares para se descobrir enquanto ainda está se exercitando? Faça caminhos diferentes, saia por aí... Existirão parques, praças e paisagens incríveis em todos os lugares
Ou você também pode pegar uma bike, aqui nos EUA as ciclovias estão por todos os lados e a qualidade é incrível, isso sem contar o respeito que os motoristas tem com os ciclistas, é lindo de se ver. Ou vá a uma academia mesmo, existem várias por aqui e a qualidade delas é admirável, com certeza vale o custo e benefício, tá aí algo que não tem como comparar com o Brasil, desculpa.

5ª DICA: Adapte também o seu paladar
Você não achará os mesmos alimentos que você tem no seu país, e quando achar o sabor será diferente, então faça disso mais uma nova descoberta para o seu intercâmbio: experimente coisas diferentes. Outras frutas, outras verduras, outros temperos, amplie os seus gostos, prove, se adapte. Tem muita coisa MUITO BOA fora da nossa zona de conforto, eu me apaixonei por Couve de Bruxelas aqui, vai entender né?

6ª DICA: Tome cuidado com molhos e bebidas
A pessoal, por que não evitar ou até mesmo parar de tomar refrigerantes? Que tal não exagera na bebida alcoólica? Não é tão difícil vai... E os sucos industrializados entram na lista, principalmente esses daqui dos EUA que prometem ser 100% natural, FUJAM. Vão de água que é o melhor que vocês podem fazer.
Molhos, nossa, esses são inimigos. Tanto os de saladas que já vem prontos, quanto esses de tomate da latinha mesmo. E não é só sódio e gordura em excesso não, teve uma época que eu estava usando um Ranch Dressing nas minhas saladas achando que estava abalado e sendo saudável e eu nunca tive tantas espinhas na vida, culpa de quem? Do molho que eu coloca na salada, então PAREM, vão de azeite, sal e vinagre mesmo.

7ª DICA: Abasteça sua bolsa de snacks e tenha sempre água
É aquilo que falei o começo do post, comer de 3 em 3 horas não é novidade para ninguém que fará com que seu metabolismo esteja sempre aceleradinho, não passe fome, além de não fazer bem ainda te fará comer como um leão na primeira oportunidade que você tiver pela frente. E também opte por snacks saudáveis, não vá me comer um pacote de Oreo como snack toda tarde né? E a água, bom, a água é aquilo... Mínimo 2 litros dela por dia e sua vida será muito melhor.

8ª E ÚLTIMA DICA: Experimente tudo sim, mas saiba se controlar
Intercâmbio é isso, é conhecer o novo, é provar de tudo, não deixar pra depois. Eu mesma tenho a missão de provar todos os sabores de cheescakes da Cheescake Factory durante a minha experiência como Au Pair, e farei isso. Mas isso não quer dizer que eu tenha que provar uma por semana, ou que eu tenha que comer a fatia inteira, eu geralmente vou com alguém nós pedimos sabores diferentes e uma prova a da outra, nem todas as cheescakes que eu provei eu comi a fatia inteira, a maioria foram só us três pedacinhos.
Então é isso que eu quero dizer, prove de tudo, mas seja moderado ao fazer isso. Já foi no In N Out? Já comeu o lanche de lá e sabe como é? Tá ótimo, não precisa ir todo final de semana, até porque isso fará com que você prove outras coisas, além de te engordar.

É um fato recorrente entre intercambistas que venham aqueles quilos a mais durante o intercâmbio. Não se sinta mal por estar alguns quilos a mais, normal, sério... Mas não perca o controle desses quilos, que isso sim te fará muito mal, psicologicamente falando principalmente. Mantenha o seu relóginho biológico estável, saiba ter auto-controle, não deixe que a compulsão alimentar e o nervoso tomem conta de você, cuide do seu corpo e do seu bem-estar, faça que a sua experiência fora do seu país seja 100% proveitosa, e isso inclui a sua alimentação e a forma com que você está cuidando do seu corpo.

2 comentários:

  1. Excelente Lari!
    Pretendo embarcar ano que vem e estava morrendo de medo da alimentação e de engordar (mais) kkk
    Achei as dicas muito boas, vou começar a seguir desde já shuashuas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter cuidado mesmo, acho que, por conta do nosso organismo estar acostumado com outra alimentação, parece que tudo aqui faz engordar...

      Excluir