quarta-feira, 10 de junho de 2015

Homesick: Os 5 tipos e como lidar?

Existem mais de 5 tipos (eu sei que existem inúmeros, mas precisava limitar né?)de homesick, a ao mesmo tempo apenas um: SAUDADE. Não temos uma saudade física, é uma coisa muito maior que isso. É saudade do cheiro, saudade do sabor, saudade do calor, saudade de vozes, texturas, sorrisos, abraços. Saudade da zona de conforto que a gente só encontra quando está lá, não sei onde, mas lá e não aqui.
A homesick geralmente provem de algo, como assim, sigam meu raciocínio e entenderão, mas para isso, vamos aos 5 tipos de homesick que podem (ou não) surgir na sua vida de Au Pair:

1º: Homesick após um final de semana
Essa é difícil e constante. E quando nesse final de semana você ainda faz uma viagem super da hora então? Nossa, homesick na certa! É de lei gente, sabe aquela sensação de tristeza que a gente tem todo domingo de que o final de semana já se foi e que lá vem mais uma semaninha daquelas? Então, é tipo assim só que pior.
2º: Homesick após as férias
Difícil não? Sejam férias de um ou duas semanas, a volta será BEM DIFÍCIL. Também é bem parecido com o que sentimos quando as férias acabam no Brasil, só que pior, claro.
3º: Homesick após receber alguma visita de alguém do Brasil
Vou falar que passou rápido para mim, mas olha, enquanto estava aqui batendo no peito ela doeu DEMAIS. Mas tenho amigas que receberam a família e renovaram as energias, outras ficaram mal por semanas e semanas, então depende de cada pessoa, mas no geral rola uma homesick braba por causa disso.
4º: Homesick quando chega algum feriado brasileiro
Começou no Carnaval, se prolongou pela Páscoa e continua aqui, só esperando pelo Natal e Ano Novo. Pra mim é a homesick que dói mais, mas tem gente que nem liga muito. Minha família brasileira é muito ligada em feriados e geralmente comemora junto, faz festa e tudo o mais. Nossa, é muito ruim ver eles comemorando e curtindo todos juntos lá enquanto eu estou aqui e muitas vezes até trabalhando.
5º: Homesick quando você percebe que a vida continua sem você
Essa é aquela homesick que ensina a viver, ou melhor, viver por si mesma e mais ninguém. Não tem data ou hora para acontecer, mas vai! Vai acontecer quando você ver foto dos seus amigos todos juntos comemorando o aniversário de alguém, quando sua família fizer um churrasco daqueles, quando alguém casar, quando algum neném nascer, quando alguém se formar, quando alguém terminar ou começar um namoro, quando TUDO acontecer e você estiver longe, sabe?

A principal dica que eu posso dar para tratar a homesick é MANTER O FOCO. Pensa que daqui um ou dois anos você vai estar lá, que sua família sempre vai ser sua família apesar da distância, que seus amigos, se forem amigos mesmos, nada vai mudar. Os feriados e churrascos vão acontecer de novo, outros casamentos e aniversários estão por vir. 
Quando voltar de um final de semana, já comece a planejar o próximo. Quando voltar de alguma viagem, já vai se organizando para a próxima. Não deixa a cabeça para NEM POR UM SEGUNDO. Porque a vida de todo mundo tá acontecendo lá no Brasil, tá sim, mas a sua também está. E quer saber o que mais? A sua vida aqui é passageira, faça dessa experiência a melhor da sua vida. Se desprenda, aprenda, viva, se relacione, chore, sorria, viaje, estude, seja o melhor que você é capaz de ser, se doe e se abra para receber qualquer tipo de conhecimento e experiência. Tire foto de tudo, mas mantenha a sua memória a milhão. Ninguém pode viver a sua vida por você, e você também não pode viver a vida de ninguém. Acredite, somos muitos, mas ainda existem muitos que queriam estar no seu lugar. Não perca o foco, não se esqueça o porquê de você ter embarcado naquele avião, e vá seguindo, porque o tempo VOA e a homesick faz parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário