terça-feira, 20 de maio de 2014

Brincadeiras dentro de casa...

Enquanto a minha espera por ficar online não é suprida eu continuo buscando posts úteis, tanto para mim, quanto para outras au pairs. 
Snacks, desserts and games são coisas que uma hora enjoam, então sempre que eu tiver ideias de brincadeiras e comidinhas fáceis, vou compartilhar. Neste post, por exemplo, separei algumas ideias de games para serem feitos em dias de neve e/ou chuva, ou seja, inside house.

Cinema em casa
Simples, fácil e ainda te renderá cerca de duas horas de sossego. Pode-se alugar um DVD ou simplesmente utilizar o netflix. Faça com que as próprias kids escolham o desenho/filme e cuide apenas da pipoca. Se é uma atividade gostosa até para nós imagine para eles.

Fantasias
Também é simples e consegue ocupar bastante tempo. Que tal pegar acessórios como capas, coroas, óculos e até maquiagem para passar uma tarde divertida provando vários looks e tirando várias fotos com as kids. Não tem criança que não goste, principalmente se vocês deixá-las te produzir e maquiar.

Exposição de arte
Essa atividade também é uma delícia, principalmente porque ela pode durar dias! Tenha tintas, canetinhas, folhas de canson, cartolinas, ou até mesmo telas de pintura e deixe a imaginação das kids fluir. Combine com elas uma exposição de arte daqui, por exemplo, 15 dias. Assim, a criança pode fazer um desenho por dia e no final vocês montam a exposição para os hosts.

Continue a história
Essa explora a criatividade, imaginação e ainda gera inúmeras risadas. Pegue uma caixa e coloque vários objetos dentro dela, comece com "Era uma vez..." e deixe que os objetos dentro da caixa e que a imaginação das kids continue a história.

Cuidar da plantinha
Isso é uma dia para todas as au pairs, afinal, quem aqui nunca plantou um feijão no algodão? Pois bem, compre um vasinho para você e outro para a sua kid, um pouquinho de terra e plante feijões! Explique que ela terá que cuidar todos os dias da plantinha e comece uma competição de qual ficará mais bonita no final.

Eu sou assim
Essa atividade é mais bacana com kids pequenas e também explora bastante a criativade. Cole algumas cartolinas até que dê o tamanho de sua kid e outra com o seu tamanho também, afinal, temos que participar né? Peça que a kid deite em cima do papel e você fará o contorno do corpo dela e ela o mesmo com você. Depois disso? Bom, daí cada uma fará o seu próprio desenho e ainda terão que pintar a roupa de acordo com a que estão usando.

Acampamento
Quem nunca acampou dentro do próprio quarto? Pois bem, em resumo é isso. Conte histórias, monte a barraca, use lanternas e sacos de dormir. Faça parecer o mais real possível. A montagem do acampamento já levará algum tempo e depois ainda terão horas para se divertir lá.

Caça ao tesouro
Essa atividade pode ser feita dentro e fora de casa também. Faça cartões com dicas e espalhe por várias partes da casa, dê o primeiro para a criança e tenha nele descrito dicas para achar a próxima, e assim por diante, até chegar no tesouro. O tesouro pode ser algum doce, brinquedo, gibi, livro, anything...

Mosaico
Mosaico é algo que fica super bonito e ainda trabalhará a coordenação e a criatividade das kids (e sua também, porque irá fazer um junto com elas). É simples: papéis coloridos cortadinhos, cola e uma base para executar a colagem. Dá até para fazer em cartões, capas de cadernos e presentes para os hosts (basta colocar em um quadrinho). Fica bem legal!

Quem sou eu?
Nessa brincadeira, cada participante escreve o nome de um personagem de desenho animado ou pessoa famosa em um pedaço de papel e o entrega para a pessoa que estiver ao lado. Quem recebe o papel não pode olhar o que está escrito, ok? Cada um cola o papel na testa e o jogo começa! Ganha quem descobrir quem é o personagem que está no próprio papel. Para isso, cada um faz uma pergunta por rodada, que pode ser “Sou famoso?”, “Sou real?”, “Sou homem?”, mas a resposta pode ser apenas sim ou não. Quando alguém acertar, você pode mudar o tema e fazer a brincadeira outra vez. Eu já fiz no meu curso de inglês e demos altas risadas.

Piquenique dentro de casa
Assim como o acampamento, podemos fazer um piquenique. Separe uns snacks e bebidinhas, estenda uma toalha na sala e faça o café da tarde ser diferente e divertido. O bom desse tipo de atividade é que a criança irá te ajudar a preparar e arrumar depois.

Diário
Que tal preparar um diário para cada kid e até para você? Mesmo que a criança não saiba escrever ainda, combine que ela terá que fazer algum desenho diariamente que tenha relação com o que aconteceu naquele dia com ela. Se a kid já for mais velha a atividade também funciona sim. Será como um sketchbook onde ela poderá desenhar, fazer anotações, colar tickets, anything. O mais bacana é que até o próprio caderninho pode e deve ser produzido pelas kids.

Colorir
Existem vários motivos para convencermos as kids à pintar e desenhar. Podemos usar feriados e comemorações, por exemplo, aniversário. Fazer um cartão ou pintar um desenho para alguém que fará aniversário. Ou pode ser também um motivo para você contar alguma cultura do seu país, como a festa junina, por exemplo. Enquanto a criança vai pintando você conta como é essa festa. Mais um motivo é ligar o cineminha em casa com a pintura, como? Simples, se o filme foi o Rei Leão, imprima uns desenhos com relação ao Rei Leão. Como a criança vai estar com a história e os personagens fresquinhos, vai ser uma delícia.
Existem alguns sites para pegar desenhos prontos para imprimir, entre eles:

Existem outras atividades como stop, mímica, criação e apresentação de fantoches, massinha de modelar, forca, jogos de tabuleiro, quebra-cabeça, dobradura e origami, ou até mesmo levar a sua kid para a cozinha e fazer brigadeiros, cookies, cupcakes, bolos, etc...
Dica: eu não sei onde vocês moram, mas aqui em São Paulo é muito fácil encontrar aqueles almanaques de atividades diversas e o preço é super acessível, vale a pena levar alguns e deixar dentro da mala e ir dando para as suas kids aos poucos. Ou colocar como prêmio do caça ao tesouro também, rs.
Ideias não faltam e a cabecinha deles também é um poço de imaginação, então, mão na massa" E se alguém tiver ideias diferentes e queira compartilhar, a vontade.

3 comentários:

  1. Otimas dicas!!!
    Vou aproveitar algumas, porque o summer ta ai com as ferias deles ne hahahah
    Muito bom voce ir vendo essas coisas desde ja, e chegar aqui preparada!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fe, eles tem muitas férias e enjoam rápido das coisas, a criatividade tem que ser GRANDE! hahaha Beijinhos...

      Excluir
  2. ótimas dicas Lariis, vou super fazer algumas com as minhas futuras kids!! Ameiii *-*

    ResponderExcluir