domingo, 11 de maio de 2014

Motivação

A motivação é considerada uma força que há dentro do indivíduo e que, por sua vez, definem o sentindo, a intensidade e a persistência que aquela pessoa terá com relação a algo (HUNT, OSBORN e SCHERMERHORN, 1999).
Parece simples e irracional né? Mas pode e deve ser trabalhado externamente por ninguém mais do que nós mesmas.
Eu nunca soube que seria fácil e acredito que todas as meninas que embarcam nessa aventura de "ser Au Pair" esperam passar por inúmeras dificuldades também. Mas como amenizar tais dificuldades e aumentar a nossa motivação? Em?
Pode-se dizer que motivação é a soma de exercícios que o ser humano executa a fim de conquistar algum objetivo, ou seja, a pessoa se sente motivada quando é estimulada por necessidades, podendo ser internas ou externas, e psicológicas ou fisiológicas (SERRANO, 2000).
Seguindo por esse pensamento, é correto analisar a motivação como algo pessoal e interno, e por mais que achemos que são os fatores externos que nos motivam, no fundo, não é assim que funciona.
Inúmeras vezes vamos deitar a cabeça no travesseiro e pensar: "por que foi que eu me meti nessa roubada?" E é aí que você tem que voltar lá no comecinho, quando você deitava no travesseiro e sonhava estar vivendo isso.
O que mais interfere na nossa motivação é o planejamento, sem dúvidas. Então planeje! Lugares que quer conhecer, cursos que quer fazer, coisas que quer aprender, tudo!
Por melhor que seja a família e o lugar que você está agora, terão dias que você vai sentir falta de estar em sua zona de conforto. Para algumas meninas as dificuldades vão ser maiores do que para as outras, mas todas passarão por diversas delas, até mesmo antes de embarcar ou depois que já estiver de volta ao Brasil.
E isso só nos prova o quanto somos humanas e também que poderíamos estar passando por problemas mesmo estando em casa ao lado de nossos pais e amigos.
Dê um passo de cada vez, motive-se todos os dias, acorde e agradeça a Deus por estar tendo essa experiência que muitas outras pessoas gostariam de ter e não podem, enfrente cada hora do seu dia como uma escola de novas culturas e conhecimentos que a vida está te propondo. Acredite, nada é em vão!
A motivação é algo que está dentro de nós e ela que nos impulsiona a buscar o que desejamos. Seja lá o que for que estejamos fazendo, será sempre porque acreditamos estar em busca de algum objetivo presente ou futuro.
Então mantenha o foco nos seus objetivos e eu mesma garanto que será muito mais fácil ultrapassar os obstáculos que a vida impõe e propõe para você. Deus sabe o que faz e se você está nesse momento bem nesse lugar é porque Ele quis que fosse assim. Então não questione o porquê e viva! Viva agradecendo, sempre! Se estiver ruim, coisas boas virão. E se estiver bom, coisas melhores estão à caminho já!
Dica: escreva em algum lugar que você possa ver todos os dias a seguinte frase: "Deus, se algum dia eu perder a esperança, ajude-me a lembrar que os Teus planos são melhores que os meus." Quando estiver prestes a dormir ou acabado de acordar, leia. 

"The distance between your dreams and reality is called discipline."

Um comentário: