segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Viajar com a hostfamily? Cilada ou não?

Estava aqui listando algumas ideias de posts novos para vocês quando me toquei que sim, eu fui viajar com a minha hostfamily, mas não, eu nunca compartilhei essa experiência com vocês. Então hoje vou contar um pouquinho de como foi, os prós e os contras, e a minha conclusão final com relação ao assunto...
A minha hostmom é nascida em Chicago e toda a sua família ainda está por lá. Então, quando eu ainda estava no Brasil conversando por Skype com a hostfamily, eles comentaram comigo que tinham o plano de passar uma semana em Chicago no verão. O meu kid mais novo tinha 4 meses quando cheguei lá e, até então, a família da minha hosta não o conhecia, daí eles planejaram de fazer o batizado dele por lá e também um churrasco para familiares e amigos mais próximos para apresentar o baby da casa.
Fomos na semana do feriado de 4 de julho para lá, o que agradeci imensamente, porque Chicago no inverno não dá, mesmo! E por lá ficamos 7 dias, na casa dos avós dos meus kids.
Logo de início, acho importante e super válido que você vá na viagem caso não conheça o lugar para onde eles estão indo, pense que aquela oportunidade é única. Mas isso só vale quando se é opcional fazer a viagem, muitas vezes não é. No meu caso, a viagem não era NADA opcional e eles exigiam que eu fosse, porém, mesmo que não fosse exigência eu iria, pois Chicago era uma dos lugares que eu listei e que gostaria muito de conhecer.
Geralmente, e obrigatoriamente, a hostfamily deveria arcar com o seu transporte, acomodação e alimentação durante o período em que está trabalhando. Mas existem vários tipos de hostfamilies e é MUITO importante tocar nesse ponto, já que, ao conhecer a sua hostfamily, já dá para imaginar o que pode acontecer de ruim em uma viagem com eles, certo? Vamos as dicas!

DICAS:
▪️ Entenda que tipo de viagem a sua hostfamily está planejando, quais tipos de lugares vocês vão visitar, que eventos, pontos turísticos.
▪️ Ainda que eles não saibam 100%, procure conversar sobre como será o seu schedule, dias/horários off, o que vai mudar, o que será mantido da rotina comum.
▪️ Onde vocês vão se hospedar? Você terá certa privacidade? O transporte é bom? Muitas vezes não se tem carro numa viagem como essa, então é legal saber se rola um transporte por perto para que você consiga dar uma volta em seu tempo off, caso haja tempo off.
▪️ Tem alguma Au Pair por perto? Poste no Grupão que está indo para lá e que terá o dia tal off, vai que alguém estará por ali também e queira dar uma volta com você.
▪️ Conheça o lugar antes de ir e, imaginando como será o schedule, faça um roteirinho e planeje alguns passeios para que a viagem tenha a sua carinha também.

Essas dicas que dei são bem gerais e servem para você que já está indo, COM CERTEZA, para a viagem. É como eu falei, algumas famílias convidam, outras exigem. E mesmo as que convidam (a não ser que a sua hostfamily seja uma daquelas da lista negra), eu acho interessante aceitar ao menos uma vez, e se a experiência for ruim, não vá na próxima, se for um sucesso, vá sempre! Tenho amigas Au Pairs em que a family viaja horrores e elas AMAM ir e sempre topam todas as viagens. 
Agora vou compartilhar com vocês os prós e contras que eu vivi durante a minha experiência viajando com a hostfamily, mas é muito particular, depende do lugar, do tipo de viagem, de você, da family, das kids... E por aí vai.

PRÓS:
📌 Conhecer um lugar novo: eu já queria conhecer Chicago (e iria mesmo sem a hostfamily) e foi incrível poder ir sem ter que usar minhas férias ou algum feriado que acabei usando para outra viagem.
📌 Ter poucos gastos: nada com passagens, nada com hospedagem, pouquíssimo com alimentação e de quebra uma ajudinha de custo no dia que fiquei off e fui turistar. E para Au Pairs, a palavra dinheiro tem um valor indescritível.
📌 Curtir a hostfamily: eu adorei visitar museus com a minha hostfamily, assistir o desfile de 4 de julho, participar do batizado e do churrasco. Isso sem contar que a família da minha hosta é italiana e são super receptivos e queridos.

CONTRAS:
📌 Mais trabalho: pode ser que não seja o caso de vocês, mas eu trabalhei muito mais, tanto lá em Chicago quanto no traslado, que foi estressante. Meu kid mais novo tirou uma nap no aeroporto antes do embarque, na ida e na volta, e também tirou outra nos voos, no meu colo, no maior desconforto que vocês possam imaginar.
📌 Rotina toda bagunçada: eu tinha uma rotina bem fixa, começava as 6 da manhã e parava umas 17. Lá eu sempre começava depois do almoço e ficava até meia noite, mais ou menos. O problema é que as kids continuavam acordando as 6 e, obviamente, eu acordava com o barulho deles, e fiquei exausta.
📌 Desconforto: nem todas as família te darão uma suíte maravilhosa, em um hotel 5 estrelas, de frente para o mar. No meu caso, era uma sala e um colchão de ar, por 7 dias, e foi desconforto puro.
📌 Mais desconforto: Ficamos na casa dos pais da minha hosta e, por mais fofos que eles fossem (e são), não é a casa que você está acostumada. Muitas de nós não se sente em casa nem na casa da hostfamily, imagina nesse caso, sei lá, abrir a geladeira.

A comunicação fui crucial durante essa minha experiência. Os horários do meu schedule mudaram mas, ainda assim, tive 2 dos 7 dias lá off e pude escolher quais dias eu queria tirar a minha folga.
Trabalhei muito, muito mesmo. Nada me desgastou mais do que a mudança de schedule e toda aquela bagunça de aeroporto e horas de voo com um bebê.
Fui à um dos museus mais incríveis do mundo com a hostfamily bancando, pude conhecer Chicago sem gastar quase nada, participei de festas típicas americanas em uma das maiores cidades do país e foi tudo muito incrível.
Em resumo, talvez eu não aceitaria uma viagem como essa (se fosse me dado uma opção) novamente, caso o destino fosse desinteressante ou repetido, porque realmente foi MUITO cansativo para mim. Mas, por exemplo, se eles decidissem ir para o Caribe, ou para Denver, eu provavelmente iria junto, pois são lugares que gostaria muito de visitar e não consegui. No geral, valeu muito a pena, minha hostfamily foi bem generosa e a experiência foi única, mesmo que eu só tenha passeado em um dos dois dias off e no outro eu só dormi.
Já falei que recomendo a experiência e expliquei o porquê acima, então, se joguem, nem que seja para dizer que foi e não curtiu, mas vá sim! Levando em consideração todas as dicas e o seu feeling sobre "uma viagem com a sua hostfamily", claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário