terça-feira, 24 de maio de 2016

Roteiro e Dicas: PARQUES DE ORLANDO

Como eu já venho comentando aqui há muito tempo, passei uma semana de férias em Orlando. Sou uma Disney maníaca e também Harry Potter maníaca, então, sem sombra de dúvidas, essa era a grande viagem dos meus sonhos, e se realizou, e foi muito mais incrível do que eu poderia imaginar...
Tive 7 dias inteiros apenas, então não foi possível encaixar todos os parques. Fiz a viagem com minha irmã, uma prima e uma amiga, e juntas decidimos quais eram os parques que mais queríamos ir...
Cada parque é um parque, alguns mais cansativos, outros mais tranquilos, alguns que vão até bem tarde outros que antes do anoitecer já fecham, e por aí vai... Sabendo disso e após meses pesquisando e analisando tudo, consegui montar um roteiro que, ao mesmo tempo, pudesse encaixar o número máximo de atrações mas que não nos deixasse TÃO cansadas. Óbvio que ficamos exaustas, é super corrido e cansativo, mas já esperávamos que fosse assim, acho que ninguém vai aos parques de Orlando pensando em descansar, né?
Nesse post eu vou resumir a viagem inteirinha e explicar o porquê de eu ter organizado da maneira em que fiz e também dar dicas gerais, como indicações de lojas e datas em que é mais interessante planejar essa viagem. Lembrando que não foi nada fácil e que é muito individual, as vezes você nem gosta tanto de Harry Potter quanto eu e prefere fazer de outra maneira a sua programação, não sei. Fato é, além desse post geral, vou fazer um sobre cada parque, também com dicas e compartilhamento de roteiro. Espero que ajude vocês e que gostem! Então, vamos as dicas!

PASSO 1: A escolha da data e da duração da viagem
Muita gente tem que se adaptar a uma data específica, porém, caso você tenha mais flexibilidade, procure ir nos meses de maio e setembro, que são quando o parque está fora das altas temporadas. De dezembro a fevereiro são as férias do Brasil, logo após isso acontece o Spring Break, e de junho a agosto as férias são aqui, então evite mesmo.
Outra dica que posso dar é o site Undercover Tourist, mais especificadamente nesse link, onde ele mostra a previsão de lotação de todos os parques para todos os dias do ano, baseado nas informações do ano anterior, incrível né? Usei-o tanto para escolher quando iria, quanto para ver em qual parque iria em cada dia, evitando os dias de lotação (e funcionou).
A duração da viagem é um item MUITO pessoal, na minha opinião. Já que depende tanto de quantos dias de férias vai poder usar, até quais são as suas prioridades. O que vale ressaltar é, ir para Orlando é como uma Eurotrip, não tem como fazer tudo em uma viagem só, esquece. Então procure focar nas suas prioridades, pesquise sobre os parques e atrações que mais te interessam e, por favor, não deixe de ter alguns dias mais voltados ao descanso, dias com uma programação mais light, sabe? Um dia para dormir até mais tarde, outro para chegar mais cedo e poder dormir mais a noite, fará toda a diferença!

PASSO 2: Passagens
Vale ressaltar que estou escrevendo esse post pensando como Au Pair e que você aí do outro lado lendo também seja, mas caso não seja, antes de ver as passagens é preciso ter o passaporte emitido e o visto aprovado.
Esse passo é crucial, até porque é aqui que você saberá quando chegará lá e quando deverá partir. Eu já fiz um post com dicas de aplicativos que ajudam na organização de uma viagem, e lá eu indico vários que te auxiliarão na busca da passagem mais barata. Outro meio de pesquisa que tenho usado bastante é o Google Flights. O que aconselho é: use todos eles e compare bastante para achar o que tenha valor ideal.

PASSO 3: Hospedagem
Outro item pessoal e bem delicado, pois aqui conta muito o custo e benefício. Por exemplo, se você for alugar um carro para os dias em que ficará lá, poderá ficar em um hotel mais afastado e que seja mais em conta. Mas se não for essa a sua situação, tem que pensar em um hotel que ofereça transporte para os parques (o que não é difícil, basta procurar). Também tem a decisão entre hotel e apartamento/casa e por aí vai.
Eu me hospedei no Seasons Florida Resort em Kissimmee e SUPER indico. A localização do hotel era ótima, a 15 minutos de todos os parques, estacionamento estava incluso no valor e oferecia café da manhã e shuttle para os parques. Eu não usei os shuttles porque tínhamos alugado carro, mas até isso eles ofereciam.
O quarto foi limpo todos os dias, o piso era frio e não carpete (o que evita aquele cheiro de mofo) e o preço era ótimo. Não é um hotel refinado, mas foi essencial para as nossas necessidades e era super confortável e próximo de diversos restaurantes, lanchonetes e comércios, valeu super a pena ficar ali.

PASSO 4: Defina os parques que irá visitar
Só a Disney World Resort possui quatro parques de diversões em Orlando, Magic Kingdom, Animal Kingdom, Epcot e Hollywood Studios. Ainda temos os parques da Universal, os do Sea World e alguns aquáticos. São muitos parques e você terá que filtrar de acordo com o que você e seu grupo estão buscando, e é claro, também somando a quantidade de dias que você tem disponível.
Existe um blog/vlog chamado "Vai Pra Disney?" que me ajudou MUITO na organização dos meus roteiros, eles dão dicas muito boas e numa linguagem bem simples. Eles possuem, inclusive, um post que resume o que você encontrará em cada um dos parques de Orlando, se você, ao oposto de mim, não tem certeza ou não sabe em quais quer ir, clique aqui e confira o que eles falam de cada parque.

PASSO 5: Monte o seu roteiro dia a dia
E é agora que eu vou compartilhar com vocês como que eu montei o meu roteiro de 7 dias, e tentar explicar o porquê de cada decisão. Logo que eu decidi em quais parque iria, dei uma olhada lá naquele site que eu citei acima, o Undercover Tourist, para encaixar os parques em dias que eles provavelmente estariam mais vazios.


Primeiro dia: 01 de maio (domingo):
Magic Kingdom® Park
Horário de funcionamento do parque: 9:00-12:00 (meia noite)
Por que? Primeiro porque esse é o parque que mais exige de seus visitantes, ele é grande, tem muitas atrações e vai até bem tarde, e a tendência é que, nos primeiros dias, estejamos mais dispostos  e empolgados. Outro motivo que me fez coloca-lo logo no primeiro dia é o fato de ser um parque menos radical e mais "mágico", ou seja, se fossemos em algum parque da Universal antes, o Magic Kingdom poderia se passar por "bobinho demais", afinal, não é todo mundo que se deixa levar pela magia Disney, né?

Segundo dia: 02 de maio (segunda-feira):
Disney's Hollywood Studios®
Horário de funcionamento do parque: 9:00-20:30
Por que? O Hollywood Studios é um parque menor e muitas das duas atrações são shows e apresentações, ou seja, ficaríamos bastante tempo sentadas e andaríamos menos. Outra fator que me influenciou a coloca-lo ele no segundo dia foi, além do calendário de lotação mostrar que ele provavelmente não estaria muito cheio, o fato de ele encerrar cedo e, com isso, conseguiríamos colocar o sono em dia.

Terceiro dia: 03 de maio (terça-feira):
Universal Studios Florida®
Horário de funcionamento do parque: 9:00-21:00
Por que? O principal fator foi o calendário de lotação, que era um motivo bem influenciável para mim, já que tinha visitado a Universal Studios de Los Angeles e os brinquedos tinham umas filas bem consideráveis. E olha, vou te falar que deu certo, não pegamos quase NENHUMA fila e ainda fomos em mais brinquedos do que estava planejado, reduzindo o nosso passeio de sexta-feira.

Quarto dia: 04 de maio (quarta-feira):
Descanso e compras
Por que? Na primeira programação, esse seria o dia em que iríamos ao Epcot, mas foi muito bom termos mudado. A mudança ocorreu pois a previsão era de chuva para o dia inteiro (e realmente choveu o dia todinho), e foi ótimo, pois caiu bem no meio da nossa semana, pudemos acordar sem despertador, maravilhoso. E de quebra ainda consegui reagendar todos os Fastpass+ para as mesmas atrações para o dia seguinte sem problemas.

Quinto dia: 05 de maio (quinta-feira):
Epcot®
Horário de funcionamento do parque: 9:00-21:00
Por que? Pois depois de um dia de descanso e chuva e antes de um dia "light" tem que ter um parque mais cansativo, e esse é o Epcot, um parque muito cansativo. Ele tem pouquíssimas atrações, mas muita coisa para se ver. Inclusive deixamos para tirar foto com os personagens aqui ao invés do Magic Kingdom, pois sabíamos que teríamos mais tempos. Finalizamos esse dia exaustas!

Sexto dia: 06 de maio (sexta-feira):
Universal's Islands of Adventure®
Horário de funcionamento do parque: 8:00-18:00
Por que? Pois o calendário dizia que aqui não seria um dia de superlotação. E além do fato de não estar cheio, por termos feito quase todas as atrações na primeira visita a Universal Studios, esse dia foi todinho voltado a área do Harry Potter. Sim, ficamos das 8:00 às 16:00 só na área do Harry Potter. Eu já planejava que isso fosse levar tempo, pois eu fazia questão de ver e fazer tudo, então foi perfeito... E ainda conseguimos sair mais cedo do que o planejado.

Sétimo dia: 07 de maio (sábado):
Bush Gardens®
Horário de funcionamento do parque: 10:00-19:00
Por que? Pois era o único parque que faltava e porque deixamos a adrenalina para o último dia. O Busch Gardens localiza-se em Tampa, cerca de uma hora e meia de Orlando, mas o caminho é tranquilo e o parque abre mais tarde, então dá pra curtir bem legal, e também conseguimos pegar poucas filas e fazer tudo o que estava na programação.

PASSO 6: Compre os ingressos para os parques
Aqui é onde a facada acontece, uma vez que os ingressos são individuais, né? Nesse ponto você já deverá ter certeza de quais parques irá e por quantos dias, assim não cometerá erros na compra dos ingressos e também não pagará mais por algo que nem pretende usar...
Os ingressos são comprados de acordo com a quantidade de dias que você visitará cada parque, ou seja, para a Disney eu comprei um ingresso para três dias, já para a Universal Studios, comprei o que valia para dois dias. Vale lembrar que, caso você goste muito de Harry Potter e faça questão de pegar o trem que vai de Londres a Hogwarts, você deverá comprar a opção de ingresso Park-to-Park, que te oferece a possibilidade de ir aos dois parques num mesmo dia.
Comprei os meus ingressos também através do site da Undercover Tourist e estava bem mais em conta do que qualquer outro lugar que eu tenha visto. O site é super confiável e seguro, o atendido foi excelente e não tenho nada do que reclamar. E para quem está no Brasil, já ouvi falar que a decolar.com oferece preços bons e facilidades na hora do pagamento.

PASSO 7: Monte um roteiro para cada parque
Parece fácil, mas foi onde mais levei tempo. Aqui é preciso entender a lógica de cada parque, quais são as atrações mais concorridas, quais são as atrações que mais te interessam, onde e quando comer, que horário são os shows, de onde assistir os shows, em qual ordem fazer cada atração, em quais atrações optar pelo Fastpass+ e por aí vai...
Mais para frente eu vou compartilhar com vocês o roteiro que fiz para cada parque e direi o que deu certo e o que não deu, mas já posso adiantando que, para fazer isso, utilizei as dicas de roteiros do "Vai Pra Disney?" e me salvou MUITO! Vale a leitura, aliás, vale a leitura do site deles por inteiro, é tão completo que quando eu me vi com o meu roteiro montado queria até pagar comissão para eles...

PASSO 7: Agende os seus Fastpass+ na Disney
A Disney oferece o serviço de Fastpass+ totalmente gratuito e isso fará toda a diferença durante as suas visitas. O que é isso? Nada mais é do que um benefício que te permitirá "cortar" a fila de algumas atrações. Você poderá agendar até 3 Fastpass+ para cada parque da Disney, e o agendamento pode ser feito a partir de 30 dias antes de sua visita, através do site da Disney ou do aplicativo My Disney Experience.
Esses agendamentos devem andar de mãos dadas com o roteiro de cada parque, já que você terá horário marcado para algumas atrações e precisará casar isso direitinho com o seu roteiro e com os horários das paradas e dos shows. Parece difícil né? Não vou dizer que é fácil, mas não é difícil, organização, paciência e um pouquinho de pesquisa são suficientes, e prometo que os meus roteiros individuais vão clarear e ajudar bastante.

PASSO 8: Faça uso dos aplicativos
Tudo tem que ser o mais simples e funcional possível, para não perdermos tempo e conseguirmos curtir o máximo possível, concordam?
Bom, todos os parques possuem aplicativos, e neles vocês poderão conferir tempos de fila, onde e em que horário encontrar os personagens, quais brinquedos estão abertos e fechados, o banheiro e restaurante mais próximo, horário dos shows, tudinho. Então não deixem de baixar todos os aplicativos, vão ser o braço direito de vocês.

PASSO 9: Arrumar as malas
Uma vez eu fiz um post dando dicas de como colocar tudo em apenas uma carry on, vale a pena conferir. Mas vamos as minhas dicas específicas...
Shorts/bermuda, camiseta, calcinha/cueca e meia são itens que, caso você não tem uma lavanderia disponível, é bom levar um para cada dia. Daí eu levaria uma calça, caso faça um friozinho, um moletom, um pijama e calçados (tênis e chinelos).
É uma bagagem bem simples, de um modo geral, mas existe um pequeno detalhe que vou compartilhar com vocês: a mochila que você vai levar para os parques. Segue a listinha que eu preparei e que funcionou MUITO.

Checklist da mochila para os dias de parque:

- Muda de roupa (em caso de chuva e brinquedos que molham)

- Chinelo (opcional, porém também útil em caso de chuva e brinquedos que molham)
- Capa de chuva (que também pode ser usada nos brinquedos que molham)
- Wipes (lencinhos humedecidos) e álcool em gel
- Kit básico de higiene (escova de dente, creme dental, elástico de cabelo e pequena escova para o cabelo)
- Protetor solar, labial e boné/chapéu
- Documentos (cópia do passaporte, dinheiro e cartão) e ingressos
- Celular
- Câmera
- Carregadores e carregadores portáteis
- Snacks (sanduíches e salgadinhos)
- Remédios básicos e Bandaid
- Águas
- Blusa de frio
- Óculos escuros
- Talco para possíveis assaduras na perna (para quem sabe do que eu estou falando)
- Etiquete tudo: câmera, mochila, celular… Tudinho!!! Se você perder ou esquecer em algum lugar, a chance de achar é bem maior.


PASSO 10: Aproveitar cada segundo como se fosse o último!

INFORMAÇÕES E DICAS EXTRAS:
Alimentação:
Tanto nos parques do complexo Disney quanto nos da Universal é possível entrar com alimentos e bebidas, então capriche nos sanduíches, snacks, barrinhas e água para gastar o menos possível com isso dentro dos parques, mas separe um dinheirinho para algumas guloseimas ou algum jantar mais especial no Epcot ou Magic Kingdom.
Fora dos parques não tem erro, as opções são as mais variadas. Dá para se comer bem gastando até $5 e também pode-se comer bem mal gastando muito dinheiro. Tem de tudo por ali. Mas a dica maior é caprichar o café da manhã no hotel e levar muitos lanchinhos.

- Gastos:
Hospedagem: aproximadamente $400, sendo $100 para cada um na divisão por quatro pessoas.
Alimentação: aproximadamente $30 por dia contando com uma compra de mercado para as garrafinhas de água e lanches.
Ingressos: paguei aproximadamente $600 no total da compra, mas depende muito do que você pretende fazer por lá...
Aluguel de carro e gasolina: o aluguel do carro custou cerca de $90 para cada uma de nós quatro e enchemos o tanque duas vezes, gastando cerca de $50 no total.
Estacionamentos: ao ir de carro, você tem que pensar no gasto com estacionamento que, em cada parque, te custará $20.

E é isso pessoal, no geral, obviamente. Mas logo virão os posts específicos para cada parque e tenho certeza de que vocês vão tirar bastante proveito. Enquanto isso, fiquem com uma outra postagem incrível do Vai Pra Disney? onde eles dão 100 dicas rápidas para aproveitar mais Orlando.

Um comentário:

  1. As vezes esqueço que teu blog tem de tudo e mais um pouco. Obrigada por mais essas dicas, como sempre, muito útil. Beijos. :* Ingrid

    ResponderExcluir