domingo, 24 de abril de 2016

6 vantagens e 6 desvantagens em ser Au Pair

Como tudo nessa vida, a experiência de Au Pair também tem vantagens e desvantagens. Obviamente que são muito mais do que apenas 6 (principalmente as vantagens), mas se eu fosse listar todas o post ficaria gigantesco, então vamos de 6. 
Lembrando que, como todas as postagens do blog, o caso dessa não é diferente, tudo que você ler por aqui é uma opinião pessoal, todinha minha, e baseada na minha experiência intercambista.
DESVANTAGENS

👎🏻 Morar com estranho e também seus chefes
Morar com estranho é muito estranho, principalmente se você nunca passou por isso antes. Os três primeiros meses são os piores, mas também são cruciais, é quando o estranho deve se tornar comum para você, é quando você tem que se aproximar da sua hostfamily, expor suas vontades e seu jeito, entendendo e respeitando a cultura alheia, é quando você deve conquistar o seu espaço ali com aqueles estranhos.
Ainda que não sejam tão estranho mais com o passar do tempo, inevitavelmente sempre serão os seus chefes, os que te pagarão salário no final da semana, os que "controlarão" a sua rotina... E isso é um tanto quanto "weird". Umas das coisas que mais sinto falta enquanto vivendo essa experiência como Au Pair é, sem sombra de dúvidas, poder "ir para casa" no final de um dia cansativo de trabalho. Mas aqui não tem isso, você pára de trabalhar mas continua ouvindo as crianças gritando e seus chefes falando, bem chato.

👎🏻 Estar longe de quem confiamos
E ainda que a tecnologia nos aproxime muito dessas pessoas, não é sempre que podemos falar com eles e também não é todo e qualquer assunto que podemos conversar com eles.
Podia ter titulado esse item com a palavra "saudade", mas saudade é nada perto da falta que faz ter alguém próximo, que nos conheça, que conhecemos, amamos e confiamos. É muito difícil mesmo!

👎🏻 Ser o elo mais fraco
Hostmom: "Au Pair, você pode olhar a hostkid por mais 10 minutinhos?" - Au Pair: "Claro querida, sem problemas!"
Sua mãe: "Filha, você pode olhar seu irmão uns 10 minutinhos?" - Você: "Poxa mãe, to cansada, tá de brincadeira viu?"
Hahahahaha, brincadeiras à parte, não que você não possa ter a sua opinião ou escolhas, você pode, mas sempre virá depois da deles. Você é o elo mais fraco, não tem muito o qu discutir, e vai engolir MUITOS sapos por conta disso.

👎🏻 Não ter intimidade com o idioma local
Eu sei que o motivo principal de virmos como Au Pair para os Estados Unidos é aprimorar o inglês, mas não é nosso idioma, não é nosso português, e isso é um perrengue danado, principalmente nos primeiros meses.
Entender uma coisa que na verdade era outra, falar uma coisa mas na verdade querer falar outra, rir sem ter entendido a piada, ser mal interpretado e interpretar errado... É, esse lance de idioma diferente pode dar cada bafafá. Então seja atencioso e não fique tímido em pedir que repitam...

👎🏻 Preconceito
Ainda que você se sinta parte da família e seja tratada como, em algum momento, alguém ou algo, fará você sentir que algumas pessoas têm preconceito do que você faz.
E não é só aqui nos EUA não, até mesmo antes de vir pra cá eu aposto que você ouviu, pelo menos de uma pessoa, "nossa, mas você vai para lá para ser babá?". Pois é, preconceito! Às vezes não intencional, mas ainda assim, preconceito.

👎🏻 Saudades
Acho que nem preciso falar muito com relação a esse item, né? Dá saudade... De pai, mão, irmãos, animais... Dá saudade do namorado, da namorada, dos amigos, até dos inimigos... Dá saudade de casa, da cama, do cheirinho da comida da mãe, ou do travesseiro do pai... Dá saudade das festas em família, das baladas com amigos, da cidade, do país, do idioma... Dá muita saudade! Dá, e passa. Dá de novo, passa de novo. As vezes faz chorar, as vezes faz sorrir. Fato é: você vai senti-la.

VANTAGENS

👍🏻 Custo e benefício
Para mim, a maior vantagem. Que outro tipo de intercâmbio custa tão pouco por tanto tempo? Isso sem contar que, por morar na casa da hostfamily, não se há gasto algum com moradia e alimentação. E ainda temos o nosso salário, que é todinho para fazermos coisas pessoais.
Isso sem falar a bolsa de estudos. Cara, não tem como não dizer que pagamos um preço BEM BAIXO para "tanta coisa". Até férias remuneradas nós temos!

👍🏻 Convívio mais próximo com a cultura americana
Ao mesmo tempo em que morar com estranhos e com os seus próprios chefes pode ser um ponto negativo, esse é um dos poucos tipos de intercâmbio onde se mora e convive diariamente e diretamente com a cultura americana (a não ser que sua hostfamily não seja americana, né?). E isso é incrível, conhecer e vivenciar os feriados, os gostos, comidas, lugares, cultura, idioma... Incrível! Por exemplo, a maioria dos meus amigos que fizeram intercâmbio se hospedaram em albergues e repúblicas com outros estudantes, as vezes até com brasileiros... Não que não seja legal também, mas acho muito interessante esse nosso convívio direto também...

👍🏻 Amadurecimento
Você entra uma pessoa e sai outra, definitivamente. E aqui vai o meu depoimento pessoal e a partir do que vejo das minhas amigas que também foram/são Au Pairs. A gente amadurece ao nos vermos completamente sozinhos, ao termos que tomar as nossas próprias decisões, ao pegarmos vários e vários voos, viajarmos, explorarmos. Tudo te fará amadurecer. E a sensação de dominar um novo idioma? E a sensação de acabar um curso em outro idioma? E a sensação de comprar um computador caríssimo com seu próprio salário? Ou de conhecer um ponto turístico que sempre sonhou? Tudo, tudo mesmo, nos amadurece.

👍🏻 Crianças
"Mas Larissa, como assim crianças?" Gente, sei que muita gente acaba não se dando bem com as hostkids, mas a grande maioria que conheço se APAIXONA pelas hostkids, e eu sou um desses casos, o que faz um dos itens vantajosos ser ELES.
O mais próximo de comparação de amor que consigo achar é o que senti/sinto pela minha cachorrinha, e para quem tem cachorro vai me entender. Sabe aquele amor sem pedir nada em troca? Aquele amor inocente? Aquele amor sem cobrança, único e especial. Pois é, é o que sinto pelos meus coisinhos, e sentir que faço diferença na vidinha deles faz toda diferença para a minha vidinha.

👍🏻 Compras e viagens
E desse item eu posso falar com muita convicção. Vim com uma mala de 23kg, já mandei uma de 32kg quando a minha mãe veio me visitar, mandarei outra de 32kg esse mês que verei a minha irmã e ainda tenho um closet explodindo de coisas.
E viagens então? A Califórnia quase que todinha, duas ilhas do Hawaii, Seattle, Chicago, Las Vegas, DC, New York, Phoenix, Grand Canyon e rumo a Flórida ainda esse mês!
Ou seja, não sobram dúvidas de que compras e viagens são uma grande vantagem desse programa...

👍🏻 Amizades
Por último, mas não menos importante, os amigos! Sejam elas brasileiras, ou estrangeiras, ou distantes, ou virtuais... Seja lá o tipo, o fato de estar longe dos velhos amigos e familiares te dará a oportunidade de criar o seu próprio novo círculo, e isso colocará pessoas incríveis e especiais na sua vida, talvez até eternas.

Tá aí, as 6 vantagens e desvantagens que achei interessante compartilhar com vocês! Repetindo que é a minha opinião e que está baseada na minha experiência aqui, cada um é cada um, né?
E que fique claro também que, para mim, não há escolha melhor, Au Pair é, foi e tem sido a melhor experiência que tive na vida, e que foi muito difícil encontrar 6 desvantagens, e que mesmo com essas seis, as vantagens superam MUITO. Então venha ser Au Pair sim!

Um comentário:

  1. Oi Larissa, tudo bem? Me chamo Giordana .... Li sua publicação e confesso que fiquei encantada. Tenho muitas dúvidas e gostaria de tirar com uma pessoa que já tenha uma gama de conhecimentos sobre o mesmo.
    Você poderia tirar essas dúvidas?

    ResponderExcluir