terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Feriados nos EUA

Estou prestes a completar um ano nessa jornada como Au Pair aqui nos Estados Unidos e agora que passei pelo Natal e o Ano Novo aqui, decidi compartilhar com vocês um pouco da minha experiência e opinião com relação aos feriados daqui, vamos lá!

New Years Eve (Ano Novo)
Passei o ano novo em San Francisco e, por ser cidade grande, foi possível ver fogos de artifício, que por sinal foram lindos e duraram 15 minutos.
No geral, eles celebram como a gente, fazem festas e jantares na noite do dia 31 e esperam para celebrar a virada entre amigos e familiares. Não rola nenhuma tradição especial, não que eu tenha percebido, e confesso ter sentido falta de ver um mar de gente vestindo branco, gosto dessa nossa tradição. Não teve lentilha, pulo de ondas, rosas no mar e nem show da virada, mas teve bastante festa sim... Porém, ainda prefiro a nossa!

Valentine's Day (Dia dos Namorados)
Eu acho esse feriado muito interessante, talvez porque seja um dos poucos que não temos no Brasil, porque comparar ao nosso dia dos namorados não dá!
Mal se passaram Natal e Ano Novo e todos os mercados, farmácias e qualquer outro centro comercial já está repleto de corações e objetos decorativos em rosa e vermelho.
Ano passado eu tinha acabado de chegar quando aconteceu o Valentine's Day e fiquei encantada com a forma com que eles comemoram, eles comemoram o amor sabe? O amar sem esperar nada em troca, dão presentes simples mas não deixam de presentear, filhos, irmãos, pais, amigos, namorados, todos.
Cartões, chocolates, pelúcias, flores e gift cards são os queridinhos pra época, mas presentes com fotografias também são uma boa pedida.
Não tem uma comemoração especial na data, ou uma comida ou coisa do tipo, mas todo mundo se presenteia e fica bem chato não retribuir. Eu não sabia, quando vi meus presentes saí correndo fazer cupcakes e um cartão.

St. Patrick's Day (Dia de São Patrício)
Com certeza é muito mais comemorado na Irlanda, mas ainda assim tudo que se vê no comércio é verde. E se você não estiver de verde vai levar um beliscão.
É um feriado para festeiros, tá afim de muito chopp gelado e cerveja? Maravilha! Eles também fazem desfiles para homenagear o São Patrício, e algumas famílias fazem almoço ou jantar para celebrar. Aqui na minha hostfamily teve até sobremesa especial ano passado. Esse ano quero ver se acho alguma festa aqui por perto para ver como é.

Easter (Páscoa)
Esse foi o primeiro feriado que eu não gostei, primeiro porque aqui não é feriado e, mesmo que fosse, a família não é obrigada a te dar folga. Daí eu fiquei super amoada e tive a minha primeira homesick, porque enquanto eu trabalhava a minha família no Brasil estava toda junta comendo bacalhau.
Senti muita falta dos ovos de chocolate. Amo amo amo ver os mercados decorados e não passo um ano sem comprar um ovo pra mim, daqueles caseiros trufados, de preferência!
A minha hostmom decorou a casa com coelhinhos e fizemos ovinhos coloridos com ovos de galinha mesmo. Daí no domingo de Páscoa ela escondeu eles no quintal para o meu hostkid procurar e ganhar um presentinho, tipo, só uma lembrancinha mesmo. E rolou um almojanta em família, mas nem me lembro qual era o menu porque eu acabei indo viajar com umas amigas naquele mesmo final de semana. Sei lá, quesito Páscoa, o Brasil é bem mais legal, não troco não.

Independence Day ou 4th of July (Dia da Independência ou 4 de Julho)
O dia em que todos colocam a bandeira dos Estados Unidos para fora de suas casas. Acho admirável o patriotismo dos americanos, em momento algum vi exagero, acho até que o Brasil deva aprender com eles isso.
Aqui no Sul da California, de acordo com a minha hosta, eles não comemoram e nem fazem nada demais, pelo fato de terem muitos estrangeiros e tals. Sorte a minha que esse é o feriado favorito dela e que fomos para Chicago nessa data.
Muitas bandeiras, todos vestindo as cores da bandeira, churrascos, desfiles, fogos de artifício... Tudo muito bem comemorado MESMO. Os desfiles são incríveis. Achei divertido.

Halloween (Dia das Bruxas)
Tá aí um feriado que eu fiquei chocada e encantada. Muito mais do que em qualquer outro feriado, no Halloween, tudo estava decorado, todas as casas e centros comerciais estavam inundados de decorações. No supermercado tinha tudo quanto fosse produto na versão Pumpkin, sensacional.
As farms (fazendas) se tornam um ponto turístico, pessoas vão comprar suas abóboras e podem passar um dia todo lá, principalmente se tiverem crianças, porque fica tipo um parquinho de diversões.
Outra coisa que eles fazem por aqui e é um sucesso são casas e fazendas mal assombradas, e é um sucesso, ingressos esgotados dias antes, e olha que são caros viu?
De todas as pessoas que você ver na rua na noite de Halloween, apenas 1% estará sem fantasia. E caso você não apague a luz da entrada da sua casa, esteja preparado para a chegada das crianças pedindo doces. Incrível, adorei o Halloween daqui!

Thanksgiving (Dia de Ação de Graças)
O feriado que, para nós, é conhecido como Ação de Graças, aqui é muito forte e intenso. Caso você tenha uma família unida e que comemora o Natal na noite do dia 24, é a melhor comparação.
Mesa farta, jantar bem típico para o feriado, família unida, feriado prolongado e muito agradecimento. A comida é uma delícia, aliás...
Nesse dia você agradece pelas coisas boas que tem na vida e celebra junto à pessoas que você ama. Acho lindo o sentido desse feriado, por si só! É também porque no dia seguinte é Black Friday e dá pra fazer umas compras boas!

Christmas (Natal)
Natal aqui é interessante, tive bastante tempo pra refletir sobre e vou dar, obviamente, a minha opinião. Funciona assim: Passou o Thanksgiving já é Natal. Irritantemente, as músicas natalinas estarão por toda parte e com elas virá o inverno, o que torna tudo ainda mais deprimente...
Aqui não rola comemoração na véspera, eles até fazem um jantar, mas nada demais. Eu nem participei do jantar pois preferi ficar no Skype assistindo o amigo secreto da minha família no Brasil, e foi a melhor decisão que poderia ter tomado, me senti bem presente e não fiquei nada triste.
Já no dia 25 o papel se inverte e eles comemoram mais do que a gente, a começar pelo fato de a abertura dos presentes ocorrer logo que as crianças acordam. Durante o dia é aquele clima natalino de filme, a mãe cozinhando para o jantar de Natal, música natalina de fundo, lareira acesa, frio do caramba, todos de suéteres natalinos e as crianças brincando com os seus novos presentes. Depois disso vem o jantar e assim termina o Natal por aqui...

Esses são os feriados que eles mais comemoram por aqui, existem outros como Memorial Day e Columbus Day, por exemplo, mas esses que citei acima são LOUCAMENTE comemorados, é muito legal ver tudo decorado para cada um deles.
Além disso, eles também comemoram o Dia das Mães e o Dia dos Pais. O Mother's Day acontece no segundo domingo de maio, exatamente como no Brasil. Mas, curiosamente, o Father's Day acontece no terceiro domingo de junho, tipo, OI? E tristemente informo-lhes que: NÃO TEM DIA DAS CRIANÇAS AQUI!
E é isso pessoas, espero que vocês tenham curtido saber um pouquinho mais sobre os feriados daqui. E se tem um dica que posso dar é: evolua-se culturalmente, se jogue, e participe de todos eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário