terça-feira, 7 de abril de 2015

Drivers License: E agora?

Primeiramente quero que fique bem claro que há uma grande diferença entre as leis dos estados americanos, os estados aqui são muito independentes e sim, cada um tem a sua própria DL (Drivers License) e as leis em volta do processo para se obtê-la.
Eu moro na Califórnia, então assim, vou falar algumas coisas "gerais" sobre se ter uma DL e muitas coisas serão específicas aqui do estado onde eu moro, como o processo que fiz para retirar a minha.

Você provavelmente virá com a sua PID (Permissão Internacional para Dirigir), e eu fiz um post explicando sobre isso aqui, mas caso esteja vindo para uma família onde você não terá carro nem gaste dinheiro com isso. Com a PID você poderá passar os primeiros dias nos EUA dirigindo e caso aconteça de algum policial te parar, basta você mostrar para ele a parte inglês e explicar que aquilo é uma carteira internacional que você trouxe do Brasil.
E aí começam as diferenças de um estado para o outro. Em cada estado a PID tem uma validade, e você só pode dirigir com ela durante aquele período. Existem estados que aceitam a PID sem qualquer restrição, ou seja, sem um período ou data limite, existem Au Pairs que dirigem só com a PID durante os dois anos sem qualquer problema. Mas existem também estados em que você só pode dirigir com a PID durante um mês. Aqui na Califórnia esse período é de, no máximo, três meses. Passando esse prazo, já era, você é obrigado a ter a sua DL.

Mesmo assim vou listar aqui as vantagens de se ter a Drivers License durante o seu período como Au Pair, mesmo que o estado que você more não exija isso.
✔️ Primeira vantagem e para mim a mais válida de todas é que, tendo a DL, você não precisará mais ficar andando por aí com seu passaporte e sua PID, dois documentos absurdamente grandes e importantes. Já pensou na dor de cabeça de se perder um passaporte aqui?
✔️ Seguindo por essa linha de pensamento, esse é o único documento que você precisará mostrar no aeroporto para fazer qualquer viagem interna por aqui. Passaporte ficará lindinho em casa.
✔️ Entrar na balada e não ter ninguém olhando pra sua cara e para o seu passaporte analisando as duas coisas durante 2 horas.
✔️ Ah, e tem o fato de eles acharem que todos os nossos documentos brasileiros são apenas um pedaço de papel, e eles falam isso na lata "that's just a piece of paper". Policial, seguranças, todo mundo. É um saco o fato de só o passaporte ser aceito.

Com as vantagens listadas e devidamente justificadas vamos explicar o processo para tirar essa budega.

Documentos necessários para se obter a Drivers License:

▪️ I-94
▪️ Passaporte
▪️ SSN - Social Security Number
▪️ DS-2019
▪️ Comprovante de endereço
▪️ Dinheiro para o pagamento das taxas

Vamos ao processo passo a passo, mas não esqueça, minha experiência foi aqui na Califórnia, acredito que algumas coisas sejam até parecidas com os outros estados, mas procurem se informar melhor, não sigam a risca o que eu disse aqui em?

- Primeiro de tudo, tire o seu SSN (clique aqui para ver um post falando só disso). Então vá ao Social Security Office e faça-o (eu li que só é possível depois de 10 dias que entrou no país, mas não posso dar certeza).
- Daí você entra no site do DMV (tipo o Dentran daqui dos EUA) do seu estado e agenda uma primeira visita na unidade que for mais viável para você, tem várias.
- Vá na data e horário marcados lá e leve todos os documentos necessários e já citados ali em cima (DICA AMIGA: vai ser nesse dia que você vai tirar a foto para a sua DL, então arrume o cabelinho e passe uma make, p.s.: pode sorrir).
- Chegando lá você pega uma senha, espera um pouquinho, paga a taxa (aqui foram $30), faz teste de visão, coloca as digitais, tira a foto e... FAZ O TESTE TEÓRICO! Que é só ficar de pé na frente do computador e responder umas questões de múltipla escolha, mas não se iluda, o teste pode ser bem difícil mesmo se você estudar.
DICAS: 
1) vá ao DMV antes da data do seu agendamento e peça o livrinho para estudar, é um caderninho com todas as regras, leis e informações que poderão cair no teste, ESTUDE.
2) faça simulados on-line, não tem segredo, vá no Google e digite "drivers license test online e no nome do estado", com certeza terá algum link interessante.
3) não sei se vale para todos os estados, mas aqui na Califórnia, caso você não passe na primeira tentativa, dá para tentar novamente depois de 15 minutos. E sim, aconteceu comigo. Fiz o primeiro em inglês, não passei, esperei 15 minutos, segui dica de outras Au Pairs e fiz o segundo em espanhol, passei! Meninas, não passou em inglês faça em espanhol mesmo não sabendo espanhol, o vocabulário é parecido com o português e vai ser mais fácil.
- Passando no teste teórico, volte para casa e agende a sua prova prática. Sei que alguns estados só exigem a prova teórica e assim que você passa eles já te dão a sua DL, e sei também que (aqui na Califórnia, pelo menos) você receberá um papel assim que você passar na prova teórica e o mesmo já te dará o direito de dirigir.
DICAS SOBRE A PROVA PRÁTICA:
✔️ pratique e pergunte aos seus hosts como é
✔️ vá no YouTube e digite "behind-the-weel" junto ao nome do seu estado porque com certeza terá o vídeo da prova de alguém lá.
✔️ não fique nervoso nem pressionado, a não ser que você tenha pago pela sua carta no Brasil, pensa que você já passou por um desses e ainda por cima usando um carro desconhecido e manual (aqui você usa o seu próprio carro). 
- Daí você passou e tá tudo lindo, agora é só esperar a sua carta linda chegar até você.

E essas são as considerações e dicas que achei válidas de serem postarás para vocês. Mas sinta-se a vontade para tirarem qualquer dúvida que surgir nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário