terça-feira, 10 de junho de 2014

Scrapbook...

Bom, como estou aguardando pelo tão esperando match e não estou trabalhando, tenho tentado me ocupar de outras maneiras. Aliás, a FGV e o iPED oferecem cursos gratuitos e online, fica aí a dica para quem quer ocupar o tempo estudando. Além desses cursos (já fiz quatro), também tenho estudado bastante inglês e lido alguns livros, mas, tem uma outra coisinha que eu fiz nesse meu tempo ócio: um scrapbook.
Por que eu decidi compartilhar? Simples, primeiro porque é muito fácil de fazer, segundo porque é uma boa maneira de presentear alguém de forma criativa e terceiro porque pode ser uma forma de se guardar as memórias de uma viagem. Jé pensou colocar, além das fotos, todos os tickets e embalagens daquele momento, é quase que um diário. Bom, eu sou suspeita para falar porque ADORO esse tipo de coisa, mas vamos lá, mãos a obra!
Primeira coisa que devemos pensar é num tema, o meu é sobre a minha cachorrinha então a maioria das coisas estará relacionada à isso. Depois devemos pensar nas cores e também decidir quais fotos vamos querer e mandá-las para a impressão de fotos.
O material básico é:
1 tubo de cola branca de 110g
1 pincel para espalhar a cola
1 tesoura
1 caderno ou bloco com folhas de papel sem linhas
Tecidos, papéis coloridos, fitas, adesivos, fotos e tudo o mais que você queira colocar no seu scrapbook, para mim, quanto mais colorido melhor! Vamos lá!
Passo 1: Cortar
Primeiro vamos cortar os tecidos, o que é muito pessoal, depende muito da forma com que a pessoa quer encapar, eu mesma fiz uma composição de tecido sobre tecido e tal, mas vamos lá. Eu cortei o tecido, mais ou menos, dois dedo maiores do que a borda que seria encapada.
Já os papéis eu cortei com, em média, um centímetro a mais do que o tamanho de uma fotografia (nos quatro lados). Ou seja, se a foto é 10x15 eu fiz o corte dos papéis 12x17.
Eu escolhi um caderno espiral mas aquele no estilo brochura é muito mais simples de encapar.
Outra coisa que o caderno espiral me atrapalhou foi o fato de que eu tive que escolher os tecidos de cores que combinassem com a cor da capa, pois ia aparecer na área onde fica o espiral.

Como eu disse, as cores tiveram que combinar com marro e para dentro do caderno escolhi três cores de papel que combinassem (meu gosto, claro!)


Passo 2: Encapar
Simples, tesoura, pincel e cola!
Fui passando cola aos pouco e esticando o tecido para ficar bem justinho e certinho. Não tenho muito o que falar sobre essa etapa, acho que as fotos mostrarão melhor como se faz!

Colei na parte de fora do caderno, de cima para baixo, como dá pra ver na imagem à esquerda, e como já disse, pedacinho por pedacinho.
Para a parte de dentro é importante cortar os bicos das duas pontas bem rentes a borda da capa para não haver acúmulo de tecido na hora de colar a parte de dentro.

Passo 3: Acabamento
Essa é uma daquelas partes que eu disse que são bem pessoais e dependem do gosto da pessoa que está fazendo o scrapbook, vou mostrar como fiz o meu mas vale ressaltar que pode ser feito de qualquer jeito.
Cortei uma pequena tira de tecido e passei cola na parte de dentro da capa do caderno e também fiz um pequeno corte nas pontas para não acumular tecido na hora da colagem. 


Na contra capa eu colei um pedaço de cartolina colorida para "esconder" as imperfeições. Então não se preocupe na hora que a parte de dentro parecer feia, tem como resolver e é simples!
Pode ser um pedaço de tecido também, mas eu preferi a cartolina.

Outra coisa que decidi colocar no acabamento foram alguns detalhes em renda, aliás, essa que a gente consegue passar uma fita no meio é muito fofa e baratinha.
As rendinhas eu coloquei nas bordas onde o tecido tinha acabo e ficou a mostra cheio de defeitos e fiapos. E assim como o tecido, só passar cola branca e mandar ver!

E o resultado foi:


Passo 4: Detalhes
E é nessa etapa onde o tema escolhido começa a dar as caras. Eu comprei alguns desenhos que colam "automaticamente" depois de aquecidos, esqueci o nome mas vende em quaqler loja de artesanato e aviamentos.
Aqui é simples, coloque o "adesivo" no local desejado, ponha um lenço entre o desenho e ferro de passar e, com o ferro quente, deixe por cima do desenho por cerca de 5 segundos.

E a parte de fora ficou assim:


Passo 5 (e último): Parte interna.


Na parte de dentro eu fui intercalando as três cores de papel que escolhi e também fiz alguns recortes de alguns papéis de carta que eu tinha e colei em algumas bordas (quanto mais colorido, melhor).


As fotos eu colei com fita dupla face e essa decisão deu-se por uma simples razão: não estragar a foto. A dupla face tem uma cola leve e com ela eu não precisaria nem "encostar" na fotografia em si.



Na decoração das páginas eu usei adesivos, diversos adesivos. Hoje em dia existem alguns adesivos que parecem alto-relevo, são lindo e sensacionais, dão uma cara diferente para a peça. Eu usei todos os adesivos que comprei mas pretendo comprar mais alguns, adoro coisas coloridas e alegres e achei que o meu ainda está um pouco "morto".

E aqui tem como ficaram duas das quarenta páginas do meu scrapbook:


Espero que tenham gostado da dica e olha, se começarem a fazer agora ainda dá para preparar uma surpresinha para o dia dos namorado, né?

Um comentário:

  1. Aiiiii q LINDO, amei amei e amei!! super criativo e exclusivo! Ja estou seguindo seu blog Lari =] bjoka

    ResponderExcluir